Qualidade da vista das janelas
Uma revisão bibliométrica da literatura
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6083Palavras-chave:
Produtividade, Escolas, Percepção da vista, Bem-estar, UniversidadesResumo
A presença de janelas nos ambientes permite conexão do espaço interno com o externo, construindo a noção de paisagem e contribuindo para o conforto, produtividade, saúde e bem-estar dos usuários. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar o panorama da produção científica que investiga a relação da qualidade da vista com as janelas entre os anos de 2003 e 2023. A metodologia é constituída de quatro etapas: Catalogação dos artigos; Análise por tema (“university”, “high school”, “primary school”, “perception of view”, “well-being”, “office” e “hospital”); Restrição por ano e relevância e, por fim, Análise de conteúdo. A análise se inicia a partir da amostra de 1.805 artigos. É possível concluir que a pesquisa em torno do assunto apresenta projeções crescentes para quase todos os temas pesquisados e que os métodos mais utilizados para análises relacionadas à qualidade da vista têm utilizado simulações computacionais e abordagens experimentais com os usuários. Constatou-se que os temas “university” e “well-being” foram os mais contemplados entre os anos de 2003 e 2023, já os temas “high school” e “primary school” apresentam a menor produção com lacunas entre estes anos.
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