PROCESSO DE PROJETO EM AMBIENTES UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE PERFORMANCE BASED
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.931Palavras-chave:
Construção baseada em desempenho, desempenho de construções, projetos em universidadesResumo
Muitas universidades públicas possuem uma infraestrutura física extensa, são muitos prédios acomodando laboratórios de diversas naturezas, salas de aula, salas administrativas, auditórios e muitos outros espaços com finalidades e públicos específicos. A qualidade destes espaços impacta as atividades realizadas, além disso, o patrimônio demanda muito recurso para operação e manutenção. Ao discutir questões como a qualidade dos espaços e custos de operação e manutenção, fala-se de um aspecto: desempenho da construção. Entender o contexto de desenvolvimento do projeto em uma universidade é bastante importante. E para além de entender, é pertinente alinhar o processo de trabalho aos conceitos de desenvolvimento de projetos baseados em desempenho, e desta maneira, otimizar os resultados finais. Neste contexto, o trabalho busca discutir o processo de desenvolvimento de projetos em universidade pública sob a perspectiva do Performance Based Building (PBB). Para tal, recorreu-se a revisão bibliográfica e estudo de caso em uma universidade pública federal. Os resultados apontam para um cenário de desalinhamento entre o processo de trabalho do caso estudado e estrutura preconizada pelo Performance Based Building (PBB).
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