A tecnologia BIM como ferramenta de ensino de conforto ambiental: análise da incidência solar nas aberturas
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6089Palavras-chave:
BIM, Aprendizagem, ArchiCAD, Análise solar, EcoDesigner STARResumo
As análises ambientais envolvem fatores que influenciam diretamente no desempenho das edificações. A utilização da tecnologia BIM na busca por soluções arquitetônicas mais sustentáveis se tornou um dos temas mais relevantes do campo da construção civil. O ensino de arquitetura deve preparar os estudantes para lidar com questões ambientais ao passo que introduz novas tecnologias e inovações. O objetivo deste trabalho é demonstrar como o BIM pode auxiliar no ensino de conforto ambiental, a partir da realização de análises da incidência solar nas aberturas, demonstradas por meio de um experimento aplicado. O experimento foi realizado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. A metodologia utilizada seguiu os passos da design science research, com adaptações ao contexto local. No âmbito dessa metodologia, será apresentado o método proposto para a realização de análises da incidência solar em aberturas. Os resultados, obtidos por meio de artefatos e exercícios práticos, demonstram o potencial de aplicação do BIM no ensino de graduação do setor AEC. Além disto, a realização das análises permitiu que a avaliação das aberturas e a proposição de alterações fosse realizada durante a fase inicial de projetação, proporcionando maior assertividade nas soluções propostas.
Referências
KRYGIEL, E.; NIES, B. Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling. Indianapolis: Wiley Publishing Inc., 2008.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3ª Ed. São Paulo, SP: PW Editores, 2014. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/pt-br/publicacoes/livros. Acesso em: 07 abr. 2024.
McLENNAN, J. F. The Philosophy of Sustainable Design. Kansas: Ecotone, 2004.
EEDUS. Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética de Habitações. 2021
CHEN, S. A green building information modelling approach: building energy performance analysis and design optimization. MATEC Web of Conferences, v. 169, p. 01004, 2018.
SACKS, R.; EASTMAN, C.; LEE, G.; TEICHOLZ, P. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Designers, Engineers, Contractors, and Facility Managers. Third Edition. John Wiley & Sons, Inc., 2018.
BONOMOLO, M.; DI LISI, S.; LEONE, G. Building information modelling and energy simulation for architecture design. Applied Sciences, v. 11, n. 5, p. 2252, 4 mar. 2021.
GARCIA FILHO, D de O. Uso da tecnologia BIM como ferramenta de ensino em disciplinas de conforto ambiental nos cursos de graduação em Arquitetura brasileiros. 2024. 239 f. Dissertação (Mestrado em arquitetura no PROPAR) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.
MARCH, S. T.; SMITH, G. F. Design and natural science research on information technology. Decision Suport Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788582605530. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605530/. Acesso em: 10 dez. 2022.
SUCCAR, B. 201in Competency Table (2.1). Zenodo, 2019. https://doi.org/10.5281/zenodo.2550442.
BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário Internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67-80, dez. 2011.