Daylight Design
ferramenta virtual para o ensino de iluminação natural.
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6090Palavras-chave:
iluminação natural, processo de projeto, ferramenta virtual, ensinoResumo
À medida que a tecnologia digital se torna cada vez mais presente nos ateliês de projeto, a educação arquitetônica deve explorar suas amplas possibilidades como complemento ao ensino do design arquitetônico. Este artigo apresenta a ferramenta Daylight Design, desenvolvida como parte de uma pesquisa de doutorado, que oferece parâmetros de design que abrangem todos os aspectos da iluminação: humano, ambiental e arquitetônico. Esta ferramenta auxilia no uso, análise e integração da iluminação natural desde as etapas iniciais do desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Testada em três disciplinas obrigatórias do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, a ferramenta Daylight Design demonstrou eficácia. As análises realizadas demonstraram resultados positivos da aplicação da ferramenta, contribuindo para a educação dos alunos em relação à inclusão da iluminação natural no desenvolvimento de projetos.
Referências
MATOS, J. C. S. F; SCARAZZATO, P. S. A iluminação natural no projeto de arquitetura: revisão sistemática da literatura. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 8, n. 4, p. 249–256, 2017. DOI: 10.20396/parc.v8i4.8650250. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650250.
Matos, J. C. S. F. Iluminação Natural no processo de projeto de arquitetura: desenvolvimento de uma ferramenta virtual de apoio às etapas iniciais do projeto. Tese de Doutorado, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 2023.
IEA – International Energy Agency. Tracking Clean Energy Progress 2023. Paris: IEA, 2023. Disponível em: https://www.iea.org/reports/tracking-clean-energy-progress-2023. Acesso em: maio, 2024.
BUSTAMANTE, W.; URIBE, D.; VERA, S.; MOLINA, G. An integrated thermal and lighting simulation tool to support the design process of complex fenestration systems for office buildings. Applied Energy, v. 198, p. 36–48, jul. 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.apenergy.2017.04.046
KLEINDIENST, S.; ANDERSEN, M. Comprehensive annual daylight design through a goal-based approach. Building Research and Information, v. 40, n. 2, p. 154–173, 2012. https://doi.org/10.1080/09613218.2012.641301.
SMITH, K. H. Architectural theory in the undergraduate curriculum: a pedagogical alternative. International journal of technology and design education, v. 23, n. 1, p. 117–128, 2011.
ATANÁSIO, V.; PEREIRA, F. O. R.; PEREIRA, A. T. C. Utilização de um modelo analítico para a implementação de um método inovador para o ensino de iluminação natural em Arquitetura. Ambiente Construído, v. 7, n. 3, p. 129–142, 2007.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. Tradução de Maria Beatriz Medina. 1a edição: Editora Oficina de Textos, 2011.
SCARAZZATO, P. S; MATOS, J. C. S. F; FRANÇA, A. J. G. L; PAVANI, T. D. Challenges in lighting education: a recommended practice. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 1099, n. 1, p. 012040, nov. 2022.
ARPACIOǦLU, Ü.; ERSOY, H.Y. Daylight and energy oriented architecture design support model. Gazi University Journal of Science, v. 26, n. 2, p. 331–346, 2013.
GENTILE, N; FEDERICA, G; KHANIE, M. S. A shared curriculum for daylighting education to meet the educational needs of society: 36th PLEA Conference, 2022.
GIULIANI, F; KHANIE, M. S; SOKÓŁ, N. Discussing daylight simulations in a proposal for online daylighting education. In BuildSim Nordic 2020 – International Conference Organized by IBPSA-Nordic, 13th-14th October 2020, Oslo: Book of Abstracts (pp. 86-93), 2020.
SCARAZZATO, P. S; MONTEIRO, A. M. R. G.; MARTAU, B. T.; SILVA, F. D. Proposta de uma metodologia de Ensino de iluminação para cursos de graduação em Arquitetura. 2005. ENCAC 2005. p. 10.
FARIA, J. R. G. Inclusão digital no ensino de iluminação natural. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 11, p. 123–133, 2014.
GRØNLUND, L. The Appearances of Daylight – an educational method for studying daylight. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 1099, n. 1, p. 012021, 2022.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design Science Research. Método de Pesquisa Para Avanço da Ciência e Tecnologia. Edição: 1ª ed. Bookman, 2014.
AMBROSE, G.; HARRIS, P.; OLIVEIRA, A. R.; BELLOLI, M. Design Thinking. 1a edição. Bookman, 2011.
PEFFERS, K.; TUUNANEN, T.; ROTHENBERGER, M.; CHATTERJEE, S. A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, v. 24, n. 3, p. 45–77, 1 dez. 2007. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302.
ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. Uma Linguagem de Padrões. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Daylight Design. Disponível em https://daylightdesign.com.br/. Acesso em: maio, 2024.
ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3:2005 – Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social.