Daylight Design

ferramenta virtual para o ensino de iluminação natural.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6090

Palavras-chave:

iluminação natural, processo de projeto, ferramenta virtual, ensino

Resumo

À medida que a tecnologia digital se torna cada vez mais presente nos ateliês de projeto, a educação arquitetônica deve explorar suas amplas possibilidades como complemento ao ensino do design arquitetônico. Este artigo apresenta a ferramenta Daylight Design, desenvolvida como parte de uma pesquisa de doutorado, que oferece parâmetros de design que abrangem todos os aspectos da iluminação: humano, ambiental e arquitetônico. Esta ferramenta auxilia no uso, análise e integração da iluminação natural desde as etapas iniciais do desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Testada em três disciplinas obrigatórias do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, a ferramenta Daylight Design demonstrou eficácia. As análises realizadas demonstraram resultados positivos da aplicação da ferramenta, contribuindo para a educação dos alunos em relação à inclusão da iluminação natural no desenvolvimento de projetos.

Biografia do Autor

Jessica Cristine da Silva Fonseca Matos, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil). 

Paulo Sergio Scarazzato, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo

Doutor, Livre-Docente. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil). 

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

MATOS, Jessica Cristine da Silva Fonseca; SCARAZZATO, Paulo Sergio. Daylight Design: ferramenta virtual para o ensino de iluminação natural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6090. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6090. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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