Explorando a realidade virtual como ferramenta pedagógica na análise de projetos arquitetônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6233

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Projeto Arquitetônico, Educação, Simulações Virtuais Imersivas

Resumo

A indústria da construção tem investido em ferramentas tecnológicas, como a Realidade Virtual (RV), visando facilitar a análise e compreensão dos projetos arquitetônicos. A utilização de ferramentas avançadas para visualizar espaços projetados não se limita apenas aos profissionais de projeto, mas também se mostra uma poderosa ferramenta de aprendizagem para estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial de aplicação de ferramentas de RV e simulações imersivas no processo de concepção e desenvolvimento de propostas arquitetônicas no contexto educacional. A metodologia aplicada consistiu em uma Avaliação Pré-Projeto conduzida com alunos do terceiro ano, onde foram desenvolvidas propostas de projeto para os espaços que compunham o programa de necessidades de um Centro Cultural, de Lazer e Esporte. Foi estipulado o desenvolvimento de duas a quatro propostas de projeto para cada ambiente, com o intuito de incentivar a discussão a partir da análise de circulação, leiaute, dimensionamento e iluminação. Os resultados indicaram que as simulações imersivas contribuíram significativamente para a discussão dos diferentes projetos. Os estudantes consideraram a RV uma ferramenta de significativa contribuição para o avanço do desenvolvimento dos projetos. A contribuição deste estudo reside na capacidade de aprimorar a comunicação, a compreensão e a avaliação dos alunos em aspectos espaciais do projeto arquitetônico.

Biografia do Autor

Juliana Bambini Mandola, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2021) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação. 

César Imai, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Referências

HOU, N.; NISHINA, D.; SUGITA, S.; JIANG, R.; KINDAICHI, S.; OISHI, H.; SHIMIZU, A. Virtual reality space in architectural design

education: Learning effect of scale feeling. Building and Environment, Volume 248, p. 1-11, 2024, ISSN 0360-1323. DOI: https://

doi.org/10.1016/j.buildenv.2023.111060

CHI, H.-Y.; JUAN, Y.-K.; LU, S. Comparing BIM-Based XR and Traditional Design Process from Three Perspectives: Aesthetics, Gaze

Tracking, and Perceived Usefulness. Buildings, Volume 12, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings12101728

POTSELUYKO, L.; RAHIMIN, F. P.; DAWOOD, N.; ELGHAISH, F.; HAJIRASOULI, A. Game-like interactive environment using BIM-based

virtual reality for the timber frame self-build housing sector. Automation in Construction, Volume 142, p. 1-18, 2022, ISSN

-5805. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2022.104496

HAJIRASOULI, A.; BANIHASHEMI, S.; DROGEMULLER, R. FAZELI, A.; MOHANDES, S. R. Augmented reality in design and construction:

thematic analysis and conceptual frameworks. Construction Innovation, Volume 22, p. 412-443, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/

CI-01-2022-0007

MAZHAR, A. A.; AL RIFAEE; M.M. A systematic review of the use of virtual reality in education. In: 2023 International Conference on

Information Technology (ICIT), Amman, Jordan, p. 422–427, 2023. DOI: 10.1109/ICIT58056.2023.10225794

TAN, Y.; XU, W.; LI, S.; CHEN, K. Augmented and Virtual Reality (AR/VR) for Education and Training in the AEC Industry: A Systematic

Review of Research and Applications. Buildings, Volume 12, p. 1-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings12101529

KWAK, E. Impact of the digital design process in an architectural engineering technology program: Integration of advanced digital

tools (work in progress). In: 2023 ASEE Annual Conference & Exposition, Baltimore, Maryland, p. 1-12, 2023. DOI: https://

doi.org/10.18260/1-2--43497

GEBCZYNSKA-JANOWICZ, A. Virtual reality technology in architectural education. World Transactions on Engineering and

Technology Education, Volume 18, p. 24-28, ISSN: 1446-2257, 2020.

SHIMOKAWA, Y.; KOBAYASHI, R. Practice of architectural education DX using virtual space: Real-scale observation and discussion

of architectural. KIT progress 31, p. 64–73, 2023.

AHMAD, K.B.; HUSSAIN, H.A.; MOSTAFA, Z.A. The application of virtual reality technology in architectural pedagogy for building

constructions. Alexandria Engineering Journal, Volume 58, p. 713–723, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aej.2019.06.002

WANG, P.; PENG, WU, P.; WANG, J. CHI, H.-L.; WANG, X. A Critical Review of the Use of Virtual Reality in Construction Engineering

Education and Training. International Journal of Environmental Research and Public Health, Volume 15, p. 1-18, 2018. DOI: https://

doi.org/10.3390/ijerph15061204

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

MANDOLA, Juliana Bambini; IMAI, César. Explorando a realidade virtual como ferramenta pedagógica na análise de projetos arquitetônicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6233. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6233. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.