Implementação de BIM no ensino de arquitetura
Diretrizes para manual de modelagem
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6242Palavras-chave:
Arquitetura e urbanismo, Building information modelling, Ensino, Etapas de projetoResumo
O trabalho apresenta um relato de experiência por meio do desenvolvimento de diretrizes para um manual de modelagem para as disciplinas de projeto. O estudo piloto foi conduzido no curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto de Edificações Verticais da 6ª fase. Realizou-se uma revisão da literatura sobre o uso do Building Information Modelling (BIM) no ensino de Arquitetura e Urbanismo, identificando os critérios para determinar o nível de detalhamento do modelo virtual em cada etapa de projeto. Ademais, analisou-se o plano de ensino da respectiva disciplina, buscando identificar os objetivos de cada etapa do projeto e os requisitos para entrega do produto arquitetônico. Como resultado há o desenvolvimento de um manual de modelagem BIM específico para a disciplina de projeto. Notou-se que o manual forneceu diretrizes claras sobre o nível de desenvolvimento de um modelo virtual assertivo, em função da análise detalhada dos requisitos de cada etapa de projeto e dos objetivos instrucionais da disciplina. Deste modo, o trabalho auxiliou no processo de ensino aprendizagem, esclarecendo o que deve ser modelado em cada etapa do projeto de um edifício em altura.
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