Ambiente escolar tradicional versus ambiente escolar Montessori

Autores

  • Luísa Amaral Régio Universidade Federal de Pelotas
  • Celina Correa Univerdade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6369

Palavras-chave:

Ambiente escolar., Escola tradicional., Escola montessoriana.

Resumo

A escola desempenha um papel importante na socialização e no processo de construção do
conhecimento dos alunos, influenciando não apenas suas relações interpessoais, mas
também sua interação com o ambiente físico. O objetivo deste trabalho foi realizar uma
análise comparativa entre os ambientes escolares tradicionais versus montessorianos,
buscando identificar suas diferenças, os desafios enfrentados e as potenciais contribuições de
cada modelo para o desenvolvimento educacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica de
caráter exploratório, seguida de análise de projetos de escolas que adotam pedagogias
tradicionais e montessorianas. Como resultado, os ambientes escolares tradicionais seguem
uma estrutura hierárquica rígida, enfatizando a transmissão de conhecimento por meio de
aulas expositivas e avaliações padronizadas. Por outro lado, os ambientes montessorianos
favorecem abordagens interativas e colaborativas, promovendo a aprendizagem ativa,
resolução de problemas e criatividade. Este estudo apresenta os pontos fortes e limitações de
cada proposta, objetivando orientar transformações nos ambientes escolares, tornando-os
mais alinhados às necessidades da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Celina Correa, Univerdade Federal de Pelotas

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Madrid (2001). É especialista em Tecnologias Avançadas da Construção Arquitetônica pela mesma universidade espanhola, onde também foi professora visitante. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas e orientando alunos nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde também desenvolve pesquisas, algumas com financiamento internacional. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Tecnologia da Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminação, arquitetura de interiores, naturação urbana e cidade amiga dos idosos.

Referências

AZEVEDO, G. A. N. Arquitetura escolar e educação: um modelo conceitual de

abordagem interacionista. Tese de Doutorado. Programa: Engenharia da Produção.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São

Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LIMA, S. W. M. Arquitetura e educação. [s. l.]: Studio Nobel, 1995.

ORNSTEIN, Sheila & ROMÉRO, Marcelo. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente

Construído. São Paulo: Studio Nobel: FAU/USP,1992.

SARMENTO, T. S., GOMES, A.S. Design de Ambiente Escolar para Aprendizagem

Criativa. Pipa Comunicação, 2021.

SANOFF, Henry. School Design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

TAYLOR, A. P. Linking Architecture and Education: sustainable design for learning

environments. New Mexico: University of New Mexico Press, 2009.

PEARLMAN, B. Designing New Learning Environments to Support 21st Century Skills. In:

BELLANCA, J. A. 21st Century Skills: Rethinking How Students Learn. [s.l.] Solution Tree

Press, 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

AMARAL RÉGIO, Luísa; BRITTO CORREA, Celina Maria. Ambiente escolar tradicional versus ambiente escolar Montessori. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6369. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6369. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.