AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E A PERCEPÇÃO ESPACIAL ESTUDANTIL: UM CASO DE ESTUDO EM PÁTIOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM PALMITINHO, RS, BRASIL

Autores

  • Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech
  • ângela do Valle
  • Bruna Cristina Lermen

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1637

Palavras-chave:

School yard, Spatial perception, Users

Resumo

Starting from the theme of schoolyard architecture, the research aimed to analyze the courtyard of public elementary schools, according to the point of view of the students. The article presents the evaluation carried out at a public educational institution located in the city of Palmitinho, Rio Grande do Sul, with emphasis on the instruments of analysis applied: cognitive map and poem of desires. The purpose of the investigation is to understand the relations of use and appropriation of these spaces, ascertaining the quality of the free areas and built environment. The participation of users showed up fundamental, once from the same one can identify suggestions for architectural projects that aim spaces of quality and favorable to users.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e da Cultura. Secretaria Geral. Centro deDesenvolvimento e Apoio Técnico à Educação (CEDATE). Manual para construçõesescolares. Brasília: MEC/SEF, 1985.

FEDRIZZI, B. A Organização Espacial em Pátios Escolares Grandes e Pequenos, In DELRIO, V.; DUARTE, C.; RHEINGANTZ, P. A. (Orgs). Projeto do Lugar: Colaboração entrePsicologia, Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro: ContraCapa/PROARQ, pp 221-229, 2002.

GONÇALVES, F. M.; FLORES, L. R. Espaços livres em escolas: questões para debate. In:AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (Org.). O lugar do pátio escolarno sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro,UFRJ/FAU/PROARQ. v.1, p.23-33, 2011.

NORBERG-SCHULZ, C.; DIGERUD, J. G. (colaboração). Louis I. Kahn, Idea e imagen.

Madrid: Xarait editiones, 107 p., il. 1981.

RIOLI, T.O. Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional emescolas de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista.

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2016.

RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M.

Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação.

Rio de Janeiro: FAU-UFRJ (Coleção PROARQ), 2009.

SANOFF, H. School Building Assessment Methods. Washington: National Clearinghousefor Educational Facilities, 2001. Disponível emhttp://www4.ncsu.edu/~sanoff/schooldesign/schoolassess.pdf acesso em jun./2016.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

RECH, Gracielle Rodrigues da Fonseca; VALLE, ângela do; LERMEN, Bruna Cristina. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E A PERCEPÇÃO ESPACIAL ESTUDANTIL: UM CASO DE ESTUDO EM PÁTIOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM PALMITINHO, RS, BRASIL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 2413–2419. DOI: 10.46421/entac.v17i1.1637. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1637. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.