Avaliação do projeto de ventilação natural de salas de aula durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.1982Palavras-chave:
Sala de aula, Taxa de renovação de ar, Ventilação natural, Comportamento do usuário, Simulação do desempenho da edificaçãoResumo
Avaliou-se a eficácia do projeto de ventilação natural de salas de aula durante a pandemia de Covid-19, sob o enfoque do comportamento do usuário. O modelo de uma escola foi calibrado e cenários com/ sem a influência do usuário na operação de porta e janelas foram simulados. As taxas de renovação de ar resultantes foram comparadas aos valores sugeridos na literatura especializada, mostrando que o cenário representativo do comportamento real de usuários não atendeu aos valores mínimos recomendados, na maior parte do tempo. Ao manter porta e janelas sempre abertas, o projeto arquitetônico mostrou maior adequabilidade aos valores de referência.
Referências
ASHRAE. Guideline 14: Measurement of Energy and Demand Savings. Technical report ISSN 1049-894X. ANSI/ASHRAE Standards Committee, 2002.
ASHRAE. Standard 55: Thermal environmental conditions for human occupancy. ANSI/ ASHRAE Standards Committee, 2020.
BLOCKEN, B. et al. Ventilation and air cleaning to limit aerosol particle concentrations in a gym during the COVID-19 pandemic. Building and Environment, v. 193, p. 107659, 2021.
BRE, F.; GIMENEZ, J. M. A cloud-based platform to predict wind pressure coefficients on buildings. Building Simulation, v. 15, n. 8, p. 1507-1525, 2022.
CLIMATEONEBUILDING. Repository of free climate data for building performance simulation. Disponível em: http://climate.onebuilding.org Acesso em: 20 mai. 2022.
DECKER, P. H. B. et al. Uso da ventilação natural como estratégia para redução de riscos na transmissão da Covid-19 em salas de aula: relatos de estudos em escolas municipais de Londrina-PR. Extensão em Foco, n. 23, 2021.
DIETZ, L. et al. 2019 Novel Coronavirus (COVID-19) Pandemic: Built Environment Considerations to Reduce Transmission. mSystems, v. 5, n. 2, 2020.
ELI, L. G. et al. Manual de simulação computacional de edifícios com o uso do objeto Ground Domain no programa EnergyPlus. Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEE), Florianópolis, 2019.
FLOURENTZOU, F.; VAN DER MAAS, J.; ROULET, C. A. Natural ventilation for passive cooling: measurement of discharge coefficients. Energy and Buildings, v. 27, n. 3, p. 283–292, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0378-7788(97)00043-1
HOU, D.; KATAL, A.; WANG, L. Bayesian Calibration of Using CO 2 Sensors to Assess Ventilation Conditions and Associated COVID-19 Airborne Aerosol Transmission Risk in Schools. Infectious Diseases (except HIV/AIDS), 3 fev. 2021. Disponível em: <http://medrxiv.org/lookup/doi/10.1101/2021.01.29.21250791>. Acesso em: 16 out. 2021.
LARSSON, N. et al. Pandemics and the Built Environment 22June20. Technical Report, IISBE, 2020.
KITCHENHAM, B. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keel, UK: Technical report, EBSE Technical Report EBSE-2007-01, 2007.
KURABUCHI, T. et al. Operation of air-conditioning and sanitary equipment for SARS-CoV-2 infectious disease control. Japan Architectural Review, 2021.
PARK, S. et al. Natural ventilation strategy and related issues to prevent coronavirus disease 2019 (COVID-19) airborne transmission in a school building. Science of The Total Environment, v. 789, p. 147764, out. 2021.