Tendências e desafios para adoção BIM no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2006

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil

Resumo

BIM vem sendo discutido em diversas áreas, principalmente na educação. Entre as ações para sua disseminação, destaca-se o Projeto Construa Brasil. Este trabalho analisa métodos para adoção BIM no ensino. Para isso, realizou-se uma pesquisa em trabalhos disponíveis no Portal BIM Acadêmico. Análise curricular com proposta de alteração da grade foi a abordagem mais utilizada. Entre as dificuldades estão a falta de conhecimento sobre BIM pelos docentes. Dentre as soluções, destaca-se a realização de cursos, palestras e workshops com o intuito de capacitá-los. Observa-se que há poucos trabalhos sobre o tema, reforçando a importância deste para implementação BIM no ensino.

Biografia do Autor

Larissa de Quadros Bianchini, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria. (Santa Maria - RS, Brasil).

Eduardo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

André Lübeck, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Referências

ANDRADE, Max Lira Veras Xavier de; FULGÊNCIO, Vinicius Albuquerque; NERI, Emmanoel Roberto da Silva; VIDAL, Edwin Frade; SILVA, Mariane Barbosa; SILVA, Mateus Leandro; RUSCHEL, Regina Coeli Ruschel. Brazilian papers on Building Information Modeling published until 2021 (2022-02-02) [Data set]. Zenodo. 2022. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5948881

Base de dados de artigos científicos do Portal BIM Acadêmico. 2022. Disponível em: https://airtable.com/shrjEnDgh0ejedVYL/tbluk4jpZItVUcNi0. Acesso em: 07 de agosto de 2022.

Base de dados de teses e dissertações do Portal BIM Acadêmico. 2022. Disponível em: https://airtable.com/shrOtua9c9PO7L5hx/tbla5m2gpXZvMTRC8. Acesso em: 07 de agosto de 2022.

BATISTELLO, Paula; BALZAN, Katiane Laura; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019019, abr. 2019. ISSN 1980-6809. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653989. Acesso em: 27 abr. 2019. doi:https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653989.

CAMPOS, Heloisa Fuganti; ALVES, Giovanna Ferreira; MEDEIROS, Brenda Lee de; RUSCHEL, Regina Coeli. Brazilian theses and dissertations on Building Information Modeling (2022-02-01) [Data set]. Zenodo. 2022. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5942232

CÉLULAS BIM. Disponível em: https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/in%C3%ADcio/c%C3%A9lulas-bim?authuser=0. Acesso em: 25 de maio de 2022.

CHECCUCCI, Erica de Sousa; AMORIM, Arivaldo Leão de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan./jun. 2014

CUPERSCHMID, A.; CRUZ, M. O.; RUSCHEL, R. C. A incorporação de BIM no ensino do curso Técnico em Edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 117-134. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.131498

DE OLIVEIRA, Lucas R.; DA CONCEIÇÃO, Arlindo F.; S. NETO, Lauro P.. Revisão sistemática da literatura sobre aplicações das tecnologias LoRa e LoRaWAN. In: ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 8. , 2018, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-9002.

Decreto federal nº 9.377, de 17 de maio de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9983.htm#art15. Acesso em: 25 de maio de 2022.

Decreto federal nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-022/2019/Decreto/D9983.htm#art15. Acesso em: 25 de maio de 2022.

GIESTA, Josyanne Pinto; COSTA NETO, Alfredo. COSTA, Thalita Giesta. A pesquisa-ação em BIM fomentando a transformação de um curso técnico em edificações. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11,p. e020021, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8657348

LEAL, B. M. F.BIM no ensino de tecnologia da construção: estudo de caso. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10,p. e019027,25 dez. 2019. ISSN 1980-6809. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550

LIMA, Weslley Eunathan Fernandes; MELO, Luane Assunção Paiva; MELO, Reymard Sávio Sampaiode; GIESTA, Josyanne Pinto. BIM no ensino de Engenharia Civil: proposta de adaptação de matriz curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v.11, p.e020028, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8657369

MATTANA, L.; LIBRELOTTO, L. I. Estratégias para ensino de orçamentação com adoção de BIM em ambiente acadêmico. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.13, n.3, p.97-118, dez. 2018. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i3.139505

Plano de Implementação BIM. 2022. Disponível em: https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/plano-de-implanta%C3%A7%C3%A3o-bim. Acesso em: 07 de agosto de 2022.

Portal BIM Acadêmico. 2022. Disponível em: https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Projeto Construa Brasil. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/ambiente-de-negocios/competitividade-industrial/construa-brasil. Acesso em: 07 de agosto de 2022.

Rio de Janeiro, decreto estadual nº 46.471, de 24 de outubro de 2018. Disponível em: https://sinaenco.com.br/wp-content/uploads/2018/11/RJ-Diario-Oficial-Decreto-BIM.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2022.

Rio Grande do Sul, decreto estadual nº 56.311, de 12 de janeiro de 2022. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/rs/decreto-n-56311-2022-rio-grande-do-sul-institui-a-estrategia-estadual-de-fomento-e-implantacao-do-building-information-modeling-bim. Acesso em: 25 de maio de 2022.

Santa Catarina, decreto estadual nº 1370, de 13 de julho de 2019. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=417301#:~:text=1%C2%BA%20Fica%20institu%C3%ADda%20a%20Estrat%C3%A9gia,e%20de%20investimentos%20em%20Building. Acesso em: 25 de maio de 2022.

SUCCAR, B. Building Information Modelling Framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, p. 357 – 375, may. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2008.10.003

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

BIANCHINI, Larissa de Quadros; SANTOS, Eduardo Ribeiro dos; LÜBECK, André. Tendências e desafios para adoção BIM no ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2006. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2006. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 93 94 95 96 97 98 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.