Informações necessárias para elaborar um jogo didático digital de boas práticas enxutas: Um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2094

Palavras-chave:

Jogos didáticos. Boas práticas enxutas. Construção enxuta. Construção civil. Software.

Resumo

Apesar de datar dos anos 1990, a construção enxuta ainda não se consolidou como realidade no setor da construção civil. Um dos métodos de difusão desses conceitos tem sido o uso de jogos didáticos entre profissionais e estudantes. Este trabalho tem como objetivo identificar quais as informações necessárias para elaborar um jogo didático digital de boas práticas enxutas. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura (MSL), no qual constatou-se que a maioria dos jogos aplicados no Brasil são os tradicionais, sem uso de softwares. Ainda a partir do MSL inferiu-se informações que contribuirão na elaboração de jogos digitais.

Biografia do Autor

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (Sergipe - SE, Brasil).

Luana de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Sergipe.
Pós-graduanda em Engenharia Diagnóstica no INBEC. (Aracaju-SE, Brasil)

Marina Ribeiro Viana, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil)

Mayana Chagas Carvalho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora na Faculdade AGES (Paripiranga - BA, Brasil).

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE – Brasil).

Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE - Brasil). 

Fabiane Balbino Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (Sergipe - SE, Brasil).

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

NUNES, Amélia Gomes; SOUZA, Luana de Jesus; VIANA, Marina Ribeiro; CARVALHO, Mayana Chagas; SANTOS, Débora de Gois; MICHELAN, Denise Conceição de Gois Santos; FERREIRA, Fabiane Balbino. Informações necessárias para elaborar um jogo didático digital de boas práticas enxutas: Um mapeamento sistemático da literatura . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2094. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2094. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

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