A Desigual oferta de equipamentos públicos de educação na Região Metropolitana de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5827Palavras-chave:
Escolas, Densidade populacional, Matrículas escolares, Taxa de escolarização, Desigualdade socioespacialResumo
O acesso a equipamentos públicos de educação é um direito social dos cidadãos assegurado pela Constituição Federal e alinhado aos objetivos de uma urbanização inclusiva. Dada a importância em se qualificar e quantificar a oferta de equipamentos públicos em áreas urbanas nas cidades brasileiras, este trabalho visa analisar a distribuição de escolas públicas de ensino infantil e fundamental na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Utilizando ferramentas de geoprocessamento, são mapeados os pontos de interesse e avaliados mapas de estimação de densidade por kernel, referentes a densidade de matrículas e taxas de escolarização bruta por distrito. Os resultados indicam que os distritos periféricos do município de São Paulo concentram a maior quantidade de escolas públicas, com destaque a Itaim Paulista e Campo Limpo. Em contrapartida, as áreas centrais do município de São Paulo possuem os menores resultados dos indicadores avaliados, com taxas de escolarização bruta abaixo de 1,0. O estudo contribui na determinação das relações de oferta e demanda para a implantação de equipamentos públicos de educação, evidenciando as desigualdades no acesso a serviços na RMSP.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.
INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE & DESENVOLVIMENTO – ITDP. Cidades inclusivas e acesso às escolas. Boletim MobiliDADOS Em Foco, Rio de Janeiro, v.7, dez. 2020. Disponível em: https://itdpbrasil.org/wp-content/uploads/2020/12/Boletim-7-MobiliDADOS-cidades-inclusivas-e-acesso-as-escolas.pdf. Acesso em 01 de mai. de 2024.
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Relatório Síntese Pesquisa Origem Destino 2017. São Paulo, 2019. 152 p.
FRANCO, C.; ALVES, F.; BONAMINO, A. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 989-1014, out. 2007.
ALVES, T.; GOUVÊA, M.; VIANA, A. O nível socioeconômico dos alunos das escolas públicas e as condições de oferta de ensino nos municípios brasileiros. Arquivos analíticos de políticas educativas. v. 20, n. 2, jan. 2012.
BRASIL. OBSERVATÓRIO DA EQUIDADE. As desigualdades na escolarização no Brasil. Brasília: Presidência da República, Observatório da Equidade, 2009. 56 p.
CASTRO, J. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, v. 30, n. 108, p.673-697, 2009.
MACEDO, R. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 34, p. 262-280, 2021.
ADRIÃO, T. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de" sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educação & sociedade, v. 30, p. 799-818, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9284: Equipamento urbano. Rio de Janeiro, p. 01. 1986.
GOUDARD, B.; MORAES, A.; OLIVEIRA, R. Reflexões sobre Cidade, seus Equipamentos Urbanos e a Influência destes na Qualidade de Vida da População. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, v. 5, n. 2, p. 93-103, 2008.
BRASIL. Lei Nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm
TORRES, E. Planejamento em educação. 2005. 42 f. Monografia (Especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - PMSP. Lei nº 17.975 de 8 de julho de 2023. Dispõe sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo.
BRASIL. Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Estatuto da Metrópole. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13089.htm
SÃO PAULO. Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado: caderno preliminar/Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 2016.
SÃO PAULO. Minuta de Projeto de Lei. Institui o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo – PDUI-RMSP e dá outras providências. v. 04.12.2018. Acesso em 03 de mai. de 2024. Disponível em: https://rmsp.pdui.sp.gov.br/wp-content/uploads/rmsp_docs_pdui_0017_minuta_ de_ projeto_de_lei.pdf.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /l9394.htm
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo demográfico de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2024.
VILLAÇA, F. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. Estudos avançados, v. 25, p. 37-58, 2011.
PIZZOL, B.; GIANNOTTI, M.; TOMASIELLO, D. Qualifying accessibility to education to investigate spatial equity. Journal of Transport Geography, v. 96, p. 103199, 2021.
NASCENTE, R.; SILVA, V. Democratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016). Linhas Críticas, v. 26, 2020.
RUDGE, G. A racionalidade financeira e o planejamento urbano: uma reflexão sobre os instrumentos urbanísticos de financiamento da produção do espaço através do caso das Áreas de Intervenção Urbana (AIU) em São Paulo. Fórum SP 2021 - Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo. São Paulo, 2021.