Modelos físico-digitais para o ensino de representação gráfica

Autores

  • Louise Logsdon IFMT

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6011

Palavras-chave:

modelagem e fabricação digital, recursos didáticos, modelos digitais

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo desenvolver modelos físicos e digitais de edificações e sistemas construtivos, através de modelagem e fabricação digital, a fim de serem utilizadas como recurso didático em disciplinas de representação gráfica. Para tal, adotou a abordagem metodológica da Design Science Research (DSR) e foi dividida em cinco etapas: (1) identificação do problema; (2) entendimento do tema; (3) proposição do artefato – no caso, os modelos físicos-digitais tidos como recursos didáticos; (4) uso e avaliação do artefato; (5) organização das contribuições. Neste momento, trazemos aqui os resultados parciais da pesquisa e compartilhamos com a comunidade acadêmica todos os modelos digitais desenvolvidos, através de um link para download. Nesta biblioteca digital encontram-se modelos de edificações e sistemas construtivos desenvolvidos e configurados para a impressão 3d, de tal forma que mais instituições possam fabricar tudo que está sendo proposto aqui como recurso didático para o ensino de representação gráfica. Palavras-chave: modelagem e fabricação digital; recursos didáticos; ensino de arquitetura e construção civil.

Referências

TAMASHIRO. H. A. Desenho técnico arquitetônico: constatação do atual ensino nas escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo. Dissertação. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2003.

NUNES, A. A.; MARTINS, P. D.; SOUZA, J. P. M. Novas possibilidades em ensino de desenho arquitetônico: propostas para exercícios de avaliação da aprendizagem. In: VII CONEDU, 2020. disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu /2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID9288_02112021201959.pdf. Acesso em 18 de maio de 2022.

SAINZ, J. Desenho e arquitetura. Revista Projeto, n.180, p.79-83. São Paulo: nov 1994.

PITANO, S. C.; ROQUÉ, B. B. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciados em Geografia. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, nº 2, p. 273-282, maio/ago. 2015.

OLIVEIRA, B. R.; MALANSKI, L. M. O uso da maquete no ensino da Geografia. Extensão em Foco, Curitiba, nº 2, p. 181-189, jul./dez. 2008.

BIMFORUM. Level of Development Specification: For Building Information Models. v.2015-Draft, [S.l], 166 p. Disponível em:<https://bimforum.org/resource/level-of-development-specification/>. Acesso em: 06 ago 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

LOGSDON, Louise. Modelos físico-digitais para o ensino de representação gráfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6011. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6011. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.