Conforto ambiental em edificação histórica adaptada para uso Educacional em clima subtropical úmido
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6102Palavras-chave:
Conforto ambiental, Petrópolis, Edifício educacional histórico, Clima subtropical, DesempenhoResumo
O desempenho de um edifício está relacionado à sensação de conforto de seus usuários. Este estudo tem como objetivo investigar a adaptação térmica, luminosa e acústica de estudantes em um edifício histórico residencial com uso atual educacional, durante o tempo de aula. Foram aplicados questionários a 150 alunos ao longo do ano em duas salas naturalmente ventiladas, nos turnos da manhã e da tarde. Os questionários foram aplicados no início e no final das aulas para determinar as variações das respostas relacionadas ao processo de adaptação. Foram incluídas perguntas sobre características gerais dos participantes, tipo de vestimenta, tempo de permanência e posicionamento na sala, entre outras. Simultaneamente, dados sobre acústica, iluminação e temperatura do ar foram coletados através de equipamentos durante o período de aula. Os resultados indicaram divergências entre os dados coletados e a percepção térmica, acústica e lumínica dos usuários. Os entrevistados apontaram mudanças entre os estados de conforto e desconforto, no início e no final das aulas, quando as condições do ambiente sofreram poucas/nenhuma alterações. As respostas parecem indicar que os usuários conseguiram se adaptar ao ambiente imposto.
Referências
Mishra ,A. K., Derks M.T.H, Kooi L., Loomans M.G.L.C, Kort H.S.M . (2017). Analysing thermal comfort perception of students through the class hour, during heating season, in a university classroom. Building and Environment,125.2017: p.464-474.
Guevara ,G., Soriano G., and Rodrigues, I.M. (2021).Thermal comfort in university classrooms: An experimental study in the tropics. Building and Environment, 187: p.1-13.
Moon, B. S. K; Mesquita, C.B. and S. A. Barbosa (2022). Estamos preocupados com o desempenho ambiental de edifícios históricos no Brasil?. PARC Pesq. em Arquit. e Constr. 13: p.1-24.
Manasrah, A; Guldiken, R. and K Reed (2016). Thermal Comfort and Perception Inside Air-Conditioned Areas. Building and Environment1: p. 1-8.
Zomorodian, Z. S; Tahsildoost, M. and M. Hafezi (2016). Thermal comfort in educational buildings: A review article. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 59: p.895-906.
R Vidhushini, et al. A Study on Thermal and Acoustic Comfort in an Institutional Building. IOP Conference Series, vol. 1210, no. 1, 1 July 2023, pp. 012009–012009.
Bernardi, Núbia, and Doris C. C. K. Kowaltowski. Environmental Comfort in School Buildings.Environment and Behavior, vol. 38, no. 2, Mar. 2006, pp. 155–172
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413: Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, 1992.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.152: Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edifcações. Rio de Janeiro, 2020.