Análise fatorial da qualidade do ambiente universitário

Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba

Autores

  • Iolanda Geronimo Del Roio Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Beatrice Lorenz Fontolan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Aline Ramos Esperidião Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Raphael Alexandre de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alfredo Iarozinski Neto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6145

Palavras-chave:

Survey, Análise multivariada, Qualidade, Universidade, Ambiente

Resumo

Quando considerada a conexão indivíduo x ambiente, o surgimento de trabalhos transdisciplinares tem induzido mudanças pragmáticas nas análises das inter-relações emergentes do sistema. Nesse sentido, surge a seguinte questão de pesquisa: quais fatores afetam a percepção de qualidade ambiental da comunidade acadêmica do campus Curitiba da UTFPR (UTFPR-CT)? Foi adotado o método Survey, que possibilitou o levantamento de dados e criação de uma amostra de 766 respondentes, com base na aplicação on-line do questionário elaborado para a pesquisa, em que foram tratados no software SPSS. Através da escala Likert de 7 pontos do questionário, as variáveis qualitativas foram transformadas em quantitativas. O estudo identificou as variáveis dos constructos Acessibilidade (AC), Bioclimática (BC) e Conforto Percebido pelo Espaço Construído (CE) com estruturas implícitas semelhantes. Por meio da análise fatorial, as variáveis com maior semelhança entre si dos grupos AC, BC e CE resultaram nos fatores Localidade (L), Ambiente (A), Segurança (S), Conforto (C), Espaço (E), Mobilidade (M), Iluminação (I), Alimentação (AL), Coleta Seletiva (CS), Biblioteca (B), Áreas Verdes (AV) e Rede de Internet (RI). O envolvimento da comunidade acadêmica da UTFPR-CT permitiu um diagnóstico fidedigno com a qualidade percebida na universidade, ou seja, pode-se dizer que a dimensão social é indissolúvel da ambiental. Assim, o planejamento adequado do ambiente do campus deve contemplar a perspectiva sistêmica da comunidade acadêmica.

 

Biografia do Autor

Iolanda Geronimo Del Roio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus Curitiba) na linha de Sustentabilidade e Gestão da Construção. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021), onde realizei pesquisas sobre o uso de tecnologias sociais na habitação com base nos princípios da Permacultura. Sou avaliadora de estudos submetidos à Revista PERMA (Rede NEPerma Brasil). Tenho experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente construído, Comunidades em vulnerabilidade socioambiental, Necessidades da comunidade acadêmica da UTFPR-CT, Permacultura e Sustentabilidade, Plano Diretor universitário participativo, Satisfação e Tecnologias sociais aplicadas à habitação. E-mail: iroio@alunos.utfpr.edu.br

Beatrice Lorenz Fontolan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra pela mesma Universidade em Sustentabilidade e gestão da construção. Cursa Licenciatura em Matemática pela UniCesumar. Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus Cascavel, onde realizou pesquisas sobre carbonatação e captura de CO2 em argamassas.

Aline Ramos Esperidião, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus Curitiba). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021). Graduada em engenharia civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Possui especialização em Gerenciamento e Execução de Obras pelo Instituto IDD (2017) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Trabalhou como engenheira civil na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR). Atualmente é engenheira civil da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na Superintendência de Habitação.

Raphael Alexandre de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2021, com sólida formação acadêmica e habilidades práticas em engenharia. Atualmente, desempenha o cargo de Engenheiro de Planejamento na empresa RAC Engenharia, onde aplica conhecimentos técnicos avançados para otimizar projetos e assegurar a eficiência na realização de empreendimentos.

Alfredo Iarozinski Neto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), DEA em Engenharia de Sistemas Industriais e Inovação pelo INPL de Nancy (1993) e Doutorado em Ciências na Universidade Paul Cezánne (Université dAix-Marseille III) (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Complexidade, modelagem de sistemas, processos de negócio na construção, gestão integrada da construção, gestão da construção e qualidade do ambiente construído.

Referências

MONZEGLIO, É. Uma avaliação perceptiva de habitats da periferia de São Paulo: o pós-uso segundo o desenho. Em: Sinopses. [s.l: s.n.]. v. 13, p. 26–42. mai. 1990.

AIGBAVBOA, C.; THWALA, W. Residential Satisfaction and Housing Policy Evolution. 1. ed. New York: Routlege, jul. 2018.

BONAIUTO, M.; FORNARA, F. Residential Satisfaction and Perceived Urban Quality. Em: Reference Module in Neuroscience and Biobehavioral Psychology. [s.l.] Elsevier, p. 267–272. dez. 2017.

VAN KAMP, I. et al. Urban environmental quality and human well-being. Landscape and Urban Planning, v. 65, n. 1–2, p. 5–18, set. 2003.

DULLEY, R. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Revista Agricultura em São Paulo, 2004, 51(2), 15-26.

REIS, A. T. da L. Edificações e Espaços Urbanos: Percepção, Cognição e Métodos de Avaliação. In: FABRÍCIO, M. M.; ORNSTEIN, S. (org.) Qualidade no Projeto de Edifícios. São Carlos: ANTAC, RiMa Editora. 2010.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 9000. Sistemas de gestão da qualidade-Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2024.

FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JUNIOR, J. A. da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opin. Pública, Campinas, v. 16, n. 1, p. 160-185, jun. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007.

GANDIN, D. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 1, p. 81–95, 2001.

FAGNELLO, A. M. P. Estudo sistêmico das inter-relações dos construtos que influenciam a satisfação residencial visando à elaboração de um modelo a partir da percepção cognitiva do indivíduo. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)—Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.

REIS, A. T. da L.; LAY, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos: uma abordagem perceptiva e cognitiva. Ambiente Construído, v. 3, n. 6, p. 21–34, 2006.

DEL-ROIO, Iolanda Geronimo. Verificação da satisfação da comunidade acadêmica UTFPR-CT em relação ao ambiente universitário e à inserção urbana: subsídio para o Plano Diretor Participativo (PDP) do campus. 2024. 206 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2024.

SALVADOR, E. V. Percepção arquitetônica do espaço de trabalho pela comunidade universitária. Estudo de caso da UFSCAR - Campus São Carlos. Dissertação (Engenharia Urbana)—São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2011.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1997.

ESTEVES, J. C. Planejamento e gestão do ambiente construído em universidades públicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana)—São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013.

ERYÜRÜK, Ş.; VAROLGÜNEŞ, F. K.; VAROLGÜNEŞ, S. Assessment of stakeholder satisfaction as additive to improve building design quality: AHP-based approach. Journal of Housing and the Built Environment, v. 37, n. 1, p. 505–528, 4 mar. 2022.

MARINHO, S.; POFFO, G. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a perceção dacomunidade académica. Revista Avaliação, 2016, 21(2), 455-477.

GRASEL, D. Qualidade e melhoria do ensino superior brasileiro. Universidade e Sociedade, Brasília, n.22, ano X, p.84-89, nov. 2000.

KIM, T. W.; CHA, S.; KIM, Y. Space choice, rejection and satisfaction in university campus. In: Indoor and Built Environment, Vol. 27, No. 2, 2018, p. 233-243.

FONTOLAN, B. L.; ESPERIDIÃO, A. R.; ROIO, I. G. D.; NETO, A. I. Análise fatorial da satisfação com o bairro a partir da percepção do indivíduo no contexto brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2031. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2031. Acesso em: 31 mai. 2024.

VICINI, L. Análise multivariada: da teoria à prática. 2005. 140 f. Monografia (Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2005.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

NOBRE, A. X. M.; MACHADO, L. M. DE A.; ALENCAR, M. H. DO V. A abordagem sistêmica do processo generativo da forma aplicada ao projeto em Design. Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. Anais...São Paulo: Editora Edgard Blücher, dez. 2014. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/14300. Acess em: 31 mai. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

PINTO, Á. V. Ideologia e Desenvolvimento Nacional, Textos Brasileiros de Filosofia, Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1960.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

DEL ROIO, Iolanda Geronimo; FONTOLAN, Beatrice Lorenz; ESPERIDIÃO, Aline Ramos; DE MELLO, Raphael Alexandre; IAROZINSKI NETO, Alfredo. Análise fatorial da qualidade do ambiente universitário: Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6145. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6145. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.