ILUMINAÇÃO NATURAL NO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Yulli Mapelli-basilio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andréa Laranja Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.804

Palavras-chave:

Iluminação Natural, Escolas, Processo de Projeto, Dinâmica da Luz

Resumo

Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que apresenta uma discussão a acerca da inserção da iluminação natural no processo de projeto. Dentre as questões investigadas nesta dissertação, esta pesquisa se limita à discussão da qualidade dos ambientes de ensino, dentre eles, especificamente a respeito da abordagem da iluminação natural nos projetos arquitetônicos. O objetivo é estabelecer critérios para inserção da iluminação natural no processo de projeto de espaços educacionais. Para tanto a metodologia foi desenvolvida em duas partes. A primeira parte compreende pesquisa de referências que apontam a necessidade da inserção da iluminação no processo projetual, sendo identificados “termos chaves” denominados como “categorias”, que pudessem ser utilizadas como matriz para a confecção de critérios, relacionados à iluminação natural, e desta forma aplicados no processo projetual. Como conclusão foram detectadas quatro categorias a serem consideradas no processo de projeto ao se fazer uso da iluminação natural, sendo elas, desempenho luminoso da edificação, eficiência energética da edificação, integração de ambiente interno e externo, e por fim estética e dinâmica da luz natural. Estas categorias permitiram a criação de um checklist, o qual sugere critérios que devem ser contemplados no processo de projeto de espaços educacionais.

Referências

______. NBR 5413: Iluminância de Interiores. ABNT, 1992.

______. NBR CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

AMORIM, Cláudia Naves David. Diagrama morfológico Parte I: instrumento de análise e projeto ambiental com uso de luz natural. Paranoá. Brasília, n. 3. 2007.

BAEZA, Alberto Campo. LA IDEA CONSTRUIDA, La Arquitectura a la luz de las palabras. Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM). 1996.

BARNABÉ, Paulo Marcos Mottos; GASPERINI, Gian Carlo. A luz natural como diretriz de projeto. Pós N.22. São Paulo, 2008.

BARNABÉ, Paulo Marcos. A Poética da Luz Natural na Obra de Oscar Niemeyer. Semina:Ciências Humanas e Sociais, Londrina, v. 23, p. 3-14, set. 2002.

BRANDSTON, H. Aprender a ver: a essência do design da iluminação. São Paulo, SP: De Maio Comunicação e Editora, 2010.

CARLO, Joyce; PEREIRA, Fernando O. R.; LAMBERTS, Roberto. Iluminação natural para redução do consumo de energia de edificações de escritório aplicando propostas de eficiência energética para o Código de Obras do Recife. X ENTAC. São Paulo. 2004.

CARVALHO, M. L. S.; CABÚS, R. C. Eficiência da luz solar refletida e desempenho de dispositivos de sombreamento. Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 191-209, abr./jun. 2020.

DIAS, A. F. A. Análise do uso da luz natural em salas de aula: estudo de caso em Aracaju–SE.

142 f. Dissertação. Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

FASSINA, S. P.; LARANJA, A. C. Balcões refletores e a disponibilidade da iluminação natural em salas de aula: o caso do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Colatina. SBE16 Brazil & Portugal Sustainable Urban Communities towards a Nearly Zero Impact Built Environment.

ISBN: 978-85-92631-00-0. 2016.

HOPKINSON, R.G. Iluminação Natural. 2 ed. Lisboa. Fundação C. Gulbenkian. P. 776. 1980.

MANGKUTO, R.; ROHMAH, M.; ASRI, A. Design optimisation for window size, orientation, and wall reflectance with regard to various daylight metrics and lighting energy demand: A case study of buildings in the tropics. Building and Environment, v. 164, p. 211-219, 2018.

MATOS, Jéssica C. da S. F.; SCARAZZATO, P. S. A iluminação natural no projeto de arquitetura: revisão sistemática da literatura. PARC. Campinas, SP, v. 8, n. 4, p. 249-256, dez. 2017.

MERESI, A. Evaluating daylight performance of light shelves combined with external blinds in south-facing classrooms in Athens, Greece. Energy and Buildings, v. 116, p.190-205, 2016.

MICHAEL, Aimilios; HERACLEOUS. Assessment of natural lighting performance and visual comfort o educational architecture in Southern Europe: The case of typical educational school premises in Cyprus. Energy and Buildings, 140, p. 443–457. 2017.

MILLET, Marietta S. Lighting Revealing Architecture. New York, John Wiley & Sons, 1996.

MINGRONE, Antônio Carlos. Iluminação - importância e metodologia de aplicação na arquitetura. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo. 1984.

NEUMANN, D. The structure of light: Richard Kelly and the illumination of modern architecture.

New Haven: Yale University Press. 2010.

NIKO, Gentile. Monitoring protocol to assess the overall performance of lighting and daylighting retrofit projects. ScienceDirect. Energy Procedia 78, 2681 – 2686. 2015.

OLIVEIRA, Paulo Marcos Paiva de. Projeto com a Luz Natural. PARANOÁ - Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Ed. 3. 2007.

RIBEIRO, P. V. S.; CABÚS, R. C. Estudo do ângulo de aplicação de painéis prismáticos tipo laser cut em ambiente nos trópicos. In: ENCONTRO NACIONAL, 13.; ENCONTRO LATINOAMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., Campinas, 2015.Anais [...] Campinas: ANTAC, 2015.

TOLEDO, B. G. Integração de iluminação natural e artificial: métodos e guia prático para projeto luminotécnico. Dissertação. PPGAU, Universidade Federal de Brasília. Brasília. 2008.

TSIKRAA P.; ANDREO, E. Investigation of the Energy Saving Potential in Existing School Buildings in Greece. The role of Shading and Daylight Strategies in Visual Comfort and Energy Saving.

International Conference on Sustainable Synergies from Buildings to the Urban Scale, SBE16.

ScienceDirect, 38, p. 204-211. 2017.

VÁSQUEZ, N. G.; PEREIRA, F. O. R.; KUHNEN, A. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 11-28, jul./set. 2018.

WEI WU B.M., EDWARD N. A review of the development of daylighting in schools. Lighting Res.

Technol. 35,2 (2003) p.111–125.

ZAPATA GONZÁLEZ, L.J; QUICENO HOYOS, A.; ARTEAGA BOTERO, M.T. Evaluación lumínica de los ambientes pedagógicos de la Universidad Católica de Manizales, Colombia. Arquetipo.

volumen (13), Julio- Diciembre, p. 157 - 178. 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MAPELLI-BASILIO, Yulli; LARANJA, Andréa. ILUMINAÇÃO NATURAL NO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.804. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/804. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.