EDIFICAÇÕES ESCOLARES ACESSÍVEIS: ASPECTOS PROJETUAIS PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Karla Alberini do Amaral Universidade Estadual de Maringá
  • Hugo Sefrian Peinado Câmara Brasileira da Indústria da Construção

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.906

Palavras-chave:

Arquitetura escolar inclusiva, TEA, DI

Resumo

Garantir a acessibilidade nas construções presentes e futuras é uma forma importante de inclusão social e de direito do indivíduo, sendo, portanto, a adequação de edifícios escolares um caminho imprescindível para a educação inclusiva de qualidade. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em identificar soluções projetuais para escolas que atenderão a pessoa com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa se deu com a revisão da literatura; estruturação de lista composta por tópicos que balizaram as entrevistas realizadas nos estudos de caso; entrevista com profissionais de psicologia de duas instituições que atuam na educação de pessoas com DI ou TEA; análise dos resultados obtidos e proposição de soluções para projetos de edificações escolares futuras. Após, foi possível indicar aspectos projetuais para essas escolas no quesito de acústica, iluminação, ventilação, texturas, espaços externos, mobiliários, segurança, simplicidade, clareza, controlabilidade, percepção dos usuários, flexibilidade de leiaute, espaço pessoal, espaço de retiro, disposição e tamanho dos ambientes.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

AMARAL, Karla Alberini do; PEINADO, Hugo Sefrian. EDIFICAÇÕES ESCOLARES ACESSÍVEIS: ASPECTOS PROJETUAIS PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.906. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/906. Acesso em: 25 nov. 2024.

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