O IMPACTO DOS CUSTOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

Autores

  • Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Renato Augusto Grando Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Lucas Caprio dos Santos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.971

Palavras-chave:

Habitação de interesse social, Edificações (desempenho), Avaliação pós-ocupação

Resumo

As despesas com a operação e a manutenção predial de habitações de interesse social, somadas às demais despesas associadas à moradia, podem representar parcela significativa da renda familiar. Este artigo tem como objetivo a análise dos custos de operação e manutenção predial de habitações de interesse social a partir do estudo de caso do Conjunto Residencial Parque Estela, localizado em Guarulhos (SP), viabilizado através da modalidade Entidades do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), apresentando resultados parciais de um trabalho de formatura de graduação. A pesquisa está baseada em uma avaliação pós-ocupação focada nos quesitos econômicos da operação e da manutenção do condomínio, a partir de procedimentos metodológicos específicos, como o levantamento do histórico de dados financeiros do condomínio e do manual do proprietário, entrevistas, bem como o levantamento de patologias e estimativas para os respectivos orçamentos de reparo. Os resultados do estudo de caso apontam um comprometimento significativo da renda familiar com as despesas associadas à moradia. A conclusão apresenta considerações aplicáveis à produção e gestão de empreendimentos semelhantes, limitações do trabalho desenvolvido e recomendações de futuros estudos. (Trabalho final de curso, finalizado)

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações —Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro, 2012.

______. NBR 14037: Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações — Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro, 2011.

BORGES, Carlos Alberto de Moraes. O conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil. 2008. 263 p. Dissertação (Mestrado) -Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CAIXA Econômica Federal. SINAPI: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. 2017. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/poder-publico/apoiopoder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 15 maio 2020.

GRANDO, Renato Augusto; SANTOS, Lucas Caprio dos. Análise dos custos de operação e manutenção predial de habitações de interesse social. 2017. 120 p. Trabalho de formatura -Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MANUAL do proprietário: Conjunto Residencial Parque Estela. São Paulo: Peabiru TCA, 2013.

PAZ, Rosangela Dias Oliveira da. et al. Trabalho social no Programa Minha Casa Minha Vida: a experiência da cidade de Osasco/São Paulo. (255-288). In: AMORE, Caio Santo, SHIMBO, Lúcia Zanin, RUFINO, Maria Beatriz Cruz. (Org.). Minha Casa... E a Cidade? Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida em seis estados Brasileiros. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

PINI. Tabela de Composições de Preços para Orçamentos. São Paulo: Pini, 2017a.

______. Tabela de Custos de Manutenção e Reformas. São Paulo: Pini, 2017b.

REIS, Gabriel Drumond. Gestão condominial em habitação de interesse social: uma experiência no Programa Minha Casa, Minha Vida. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2015.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

ROMERO, Marcelo de Andrade; ORNSTEIN, Sheila Walbe. Avaliação pós-ocupação: Métodos e técnicas aplicados à habitação social. Porto Alegre: ANTAC, 2003.

RUFINO, Maria Beatriz Cruz. Um olhar sobre a produção do PMCMV a partir de eixos analíticos. (51-70). In: AMORE, Caio Santo, SHIMBO, Lúcia Zanin, RUFINO, Maria Beatriz Cruz.

(Org.). Minha Casa... E a Cidade? Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida em seis estados Brasileiros. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

SILVESTRE, Michelli Garrido. Influência dos sistemas construtivos nas modificações promovidas pelo usuário em unidades de HIS: estudos de caso na região do Vale do Paraíba/SP. 2013.

259 p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

VANNUCHI, Luanda Villas Boas. et al. Inserção urbana no MCMV e a efetivação do direito à moradia adequada: uma avaliação de sete empreendimentos no estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 16. Anais... Belo Horizonte: ANPUR, 2015. Disponível em: <http://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/1583>. Acesso em: 15 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

CARDOSO, Luiz Reynaldo de Azevedo; GRANDO, Renato Augusto; SANTOS, Lucas Caprio dos. O IMPACTO DOS CUSTOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.971. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/971. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.