EMAU E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Keywords:
Extensão universitária, Inserção curricular, Escritório Modelo, Transdisciplinaridade, Participação socialAbstract
Parte fundamental do tripé institucional formado pelo Ensino, Pesquisa e Extensão, a Extensão Universitária busca desenvolver a aproximação entre universidade e sociedade por meio de atividades, projetos e programas relacionados com as realidades socioespaciais. Possibilitando uma comunicação mais efetiva com a sociedade, a extensão permite a troca de saberes e a prática de uma educação verdadeira, potencializando a transformação social. No contexto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil os EMAUs (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), se destacam como projeto potente no estabelecimento desse diálogo associando a extensão à pesquisa e ao processo de graduação, com caráter transdisciplinar e democrático, especialmente nas regiões Sul, Sudeste, e Centro-oeste do país onde se concentram o maior número de escritórios (FENEA, 2019). A importância desses grupos se destaca nesta pesquisa que visibiliza o papel do EMAU no processo de institucionalização da extensão, tendo como principal objeto de estudo o EMAU CASAS e a sua relação com a FAU-UnB. Este artigo tem por objetivo relacionar a situação dos EMAUs a nível nacional, bem como a representatividade do projeto nas regiões brasileiras, as condições de institucionalização dos escritórios, e a sua importância para a formação dos estudantes, tendo em vista a função social da profissão. A pesquisa se estruturou com base nos planos e programas de extensão universitária vinculados ao projeto, no banco de dados da FeNEA e em questionários on-line direcionados aos EMAUs em todo o País, possibilitando um panorama das condições de institucionalização dos escritórios nas Faculdades. A pesquisa, que revelou um grande percentual de EMAUs não institucionalizados, demonstra o fundamental papel da institucionalização do EMAU na curricularização da extensão universitária nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, enfatizando a importância da manutenção desses programas em uma perspectiva de transformação do sistema de ensino e no processo de formação política dos estudantes.