O CANTEIRO EXPERIMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS

Autores/as

  • Conrado Gonçalves CARVALHO Programa de Pós Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (PROARQ/UFRJ)
  • Marcos Martinez SILVOSO Programa de Pós Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (PROARQ/UFRJ)

Palabras clave:

Canteiro Experimental, Tecnologia da construção, Ensino de arquitetura, Sustentabilidade nas construções, Desenvolvimento sustentável

Resumen

O canteiro experimental é um equipamento didático inovador no ensino de arquitetura, que qualifica o aprendizado e proporciona integração de disciplinas por meio do projeto e construção de modelos e protótipos. Além disso, possibilita uma abordagem sistêmica a partir da vivência e interação do estudante com eventos diversos próprios de um ambiente de canteiro. É, sobretudo, um espaço para o estudante experimentar sua potencialidade transformadora no ato de projetar e construir. Nesse sentido, o trabalho explora a experimentação em canteiro de técnicas e materiais construtivos, abordando o canteiro experimental como espaço de busca de soluções relacionadas com a sustentabilidade no âmbito dos sistemas e processos construtivos e sua viabilidade social de custos e aplicações. No intuito de expandir as potencialidades experimentais do canteiro, foram analisadas criticamente práticas experimentais no ensino de arquitetura no Brasil e no exterior, e realizada uma revisão bibliográfica em torno da temática da sustentabilidade nas construções, sobretudo no que se refere a impactos ambiental e urbano e da acessibilidade aos materiais e processos, incorporando, assim, o viés social e econômico da sustentabilidade, tendo em conta o contexto urbano latino-americano. É apresentada uma contextualização do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil contemporâneo, relacionando o papel das escolas, sua infraestrutura e atores envolvidos no sentido de colaborar para a mitigação de problemas ambientais e urbanos comuns aos processos de urbanização das cidades. Nesse sentido, o trabalho faz uma avaliação crítica que considera o canteiro experimental como essencial na formação do profissional arquiteto, com grande potencial de contribuição para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias construtivas associadas com a sustentabilidade, bem como na popularização e viabilização do seu uso pela sociedade.

Publicado

2023-04-24

Cómo citar

CARVALHO, C. G., & SILVOSO, M. M. (2023). O CANTEIRO EXPERIMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 4, 1310–1323. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2698

Número

Sección

Edificações sustentáveis: participação e educação

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.