EVOLUÇÃO DO PROGRAMA 'SWMM NBR 9649' PARA SIMULAÇÃO DE REDES DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CONFORME AS VARIÁVEIS DA NORMA BRASILEIRA NBR 9649

Autores/as

  • Marco Valério de Albuquerque Vinagre Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA-PPDMU)
  • Alan Marcel Fernandes de Souza Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA-PPDMU)
  • Aline Martinho Trindade Ferreira Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA-PPDMU)
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA-PPDMU)
  • Miroslawa Luczynski Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA-PPDMU)

Palabras clave:

Saneamento, Esgotamento Eanitáio, SWVMM, Simulação e Escoamento

Resumen

Os sistemas de esgotamento sanitário são sistemas precários em diversas ciudades brasileiras, e esta ausencia pode gerar prejuizos irreparáveis. O motivo da ausencia destes sistemas pode ser justificado de diversas formas como, a existência de medidas individuais e fáceis a serem implantadas (fossas séptcas), desta forma, dificultando a ligação da população com a rede; por serem sistemas mais caros à implantação; por serem sistemas mais complexos na elaboração de cálculos e projetos; e destaca-se a pouca disponibilidade de programas similares a este para simulação de redes de esgoto, comparado aos existentes para redes de abastecimento de água e de águas pluviais. O programa SWMM (Storm Water Management Model, em português Modelo de Gestão de drenagem Urbana), da Agência Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), possui seu códigofonte aberto e é gratuito. Porém, como é um programa destinado à redes de dreagem de águas pluviais, possui limitações para simulação de redes de esgotamento sanitário - variáveis analisadas pela Norma Brasileira de Projeto de Redes Coletoras de Esgotamento Sanitário, a NBR 9649:1986, quais sejam: tensão trativa, lâmina d'água percentual e velocidade crítica. O SWMM foi aprimorado pelos autores, que incluiram em seu códigofonte as equações das variáveis exigidas pela NBR 9649 e esta pesquisa representa um desenvolvimento neste programa com o aprimoramento do programa para gerar vazões de esgoto ao invés de vazões de chuva.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Vinagre, M. V. de A., Souza, A. M. F. de, Ferreira, A. M. T., Mendes, R. L. R., & Luczynski, M. (2023). EVOLUÇÃO DO PROGRAMA 'SWMM NBR 9649' PARA SIMULAÇÃO DE REDES DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CONFORME AS VARIÁVEIS DA NORMA BRASILEIRA NBR 9649. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 796–807. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2792

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.