PLANO DE EDUCAÇÃO BIM:

O ESTUDO DE CASO DA FIRJAN SENAI NA DIFUSÃO DA METOLOGIA BIM NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Cristiane Ramos Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ)

Palabras clave:

BIM, Plano de Educação BIM, Educação Profissional, Transferência Tecnológica, Laboratório BIM

Resumen

A adoção da Plataforma BIM (Building Information Modeling) trouxe oportunidades para a indústria da Construção Civil. A partir de estudo prospectivo iniciado em 2012 e ampla pesquisa junto à cadeia produtiva, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) delineou o seu posicionamento estratégico tendo o BIM como um de seus focos de atuação. A carência de integração da formação superior com as necessidades da indústria, apontadas no Relatório Técnico de Estudo de Tendências Tecnológicas da Indústria de Construção Civil no Segmento de Edificações, em 2013, motivou a empresa a definir três vertentes de atuação BIM: Educação Profissional, Capacitação Executiva e Políticas Públicas. A primeira a ser explorada e a mais desenvolvida foi a vertente Educação Profissional, tendo como resultados o Plano de Educação (PEBIM) e a inauguração em 2015 de dois laboratórios BIM: um fixo e uma escola móvel, também chamada de BIM Truck. Juntos os laboratórios passaram a atender tanto às demandas da capital como as do interior do Estado e, como estratégia de atuação, o PEBIM foi dividido em duas fases de implantação, a primeira visando o desenvolvimento de competências básicas (SUCCAR, 2012), e a segunda fase iniciada em 2019, chegando às competências intermediárias e estágio de colaboração (SUCCAR, 2008). Por fim, é importante destacar que a atuação pela difusão de BIM teve, em agosto de 2018, reforço com a inauguração de mais um ponto de aprendizagem BIM, na Casa Firjan em Botafogo e está prevista para o segundo semestre de 2019 a inauguração do Retrofit da Escola SENAI Tijuca de Construção Civil, cujo foco está no desenvolvimento de competências relacionadas à digitalização da construção para os profissionais da Indústria. Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento, que trata de BIM e digitalização da construção no Brasil.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Magalhães, C. R. (2023). PLANO DE EDUCAÇÃO BIM:: O ESTUDO DE CASO DA FIRJAN SENAI NA DIFUSÃO DA METOLOGIA BIM NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 818–826. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2794

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.