VILA RESIDENCIAL DA UFRJ:

A VEGETAÇÃO COMO ALTERNPAARAT MIINIVMIAZA R AS ALTAS TEMPERATURAS

Autores/as

  • Emanuela A. da Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Arquitetura e Urbanismo (DAU/ESDI/UERJ); Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ); Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU/UFRJ)
  • Andre Luis Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Arquitetura e Urbanismo (DAU/ESDI/UERJ); Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ); Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU/UFRJ)
  • Patricia R C Drach Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Arquitetura e Urbanismo (DAU/ESDI/UERJ); Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ); Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU/UFRJ)
  • Gisele S Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Arquitetura e Urbanismo (DAU/ESDI/UERJ); Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ); Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU/UFRJ)

Palabras clave:

Conforto ambiental, Temperatura intra-urbana, Vila Residencial da UFRJ, Microclima

Resumen

O microclima local pode ser alterado com a inserção de novos elementos como a arborização urbana ou materiais de revestimento. A morfologia e a tipologia também podem contribuir para a melhor ou piora microclimática. Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento de dados climáticos e microclimáticos da Vila Residencial, além de aspectos sociais para, a partir deles, estudar melhorias para o local que se adequem à vida dos moradores. Para a realização do estudo foram simulados três cenários distintos na Vila Residencial da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a inserção de novos elementos naturais ou urbanos. A partir do levantamento de dados, dos resultados obtidos e das observações in loco, foram feitas sugestões de alterações possíveis para a melhoria do microclima local e a amenização de ilhas de calor. O desenvolvimento dessa pesquisa envolve um levantamento e análise prévios desenvolvidos nas diversas fases dos projetos de extensão “Diagnóstico da Vila Residencial - UFRJ” (Barbosa et al, 2016; Drach et al., 2016-2018).

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Rocha, E. A. da, Paiva, A. L., Drach, P. R. C., & Barbosa, G. S. (2023). VILA RESIDENCIAL DA UFRJ:: A VEGETAÇÃO COMO ALTERNPAARAT MIINIVMIAZA R AS ALTAS TEMPERATURAS. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 917–927. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2805

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.