Infraestrutura Verde e Azul para mitigação de inundações e promoção de áreas de lazer na Bacia do Rio Acari (RJ)
Palabras clave:
cheias urbanas, Infraestrutura Verde e Azul, espaços públicos multifuncionaisResumen
O processo de urbanização fragiliza o ambiente, tanto natural quanto construído, e o expõe a diversos riscos. Um deles é o de inundações, frequentemente observadas em bacias hidrográficas urbanas. As inundações geram inúmeros prejuízos econômicos, além de contribuírem para a degradação do ambiente construído. Assim, torna-se urgente repensar a relação das cidades com os corpos hídricos e a natureza, disseminando a utilização de Infraestruturas Verdes e Azuis, que podem atuar na mitigação de inundações ao mesmo tempo em que promovem múltiplos benefícios sociais e ambientais. Nesse contexto, o trabalho busca analisar características urbanas para a proposição de infraestruturas verdes e azuis que permitam a requalificação espacial de bacias hidrográficas. Para isso, foram selecionados 20 pontos na Bacia Hidrográfica do Rio Acari, na cidade do Rio de Janeiro, e identificados potenciais e fragilidades, sendo, posteriormente, indicada uma tipologia verde-azul com aderência às características locais. Pretende-se, a partir deste estudo de caso, propor orientações gerais de aplicabilidade de infraestruturas verdes e azuis, facilitando a sua implantação. As soluções propostas têm foco na mitigação de inundações, conjugada com a promoção de áreas de lazer e equipamentos públicos para a comunidade.
Citas
Benini, S. M.; Rosin, J. A. R. G. Infraestrutura verde na cidade contemporânea. In: Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 07, n. 47, p. 82-96, 2019.
Cormier, N. S.; Pellegrino, P. R. M. Infra-Estrutura Verde: uma Estratégia Paisagística para a Água Urbana. In: Paisagem e Ambiente n. 25, São Paulo, 2008. pp. 127-142.
Diniz, F.; Rocha, D.; Ferraz, W.; Alencar, A.K. Na fonte das cidades, as águas e as pessoas: a experiência do projeto Parque Capibaribe no bairro das Graças (Recife, Brasil). In: PNUM - Portuguese Language Network of Urban Morphology, 2016, Guimarães, Portugal.
Gomes, M. V. R. Infraestruturas verdes e azuis como estratégia de resiliência às cheias e redescoberta da paisagem marginal na Bacia Hidrográfica do Rio Acari, Rio de Janeiro. 2022. 195 p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, PROARQ/UFRJ, Rio de Janeiro.
Gomes, M. V. R.; Veról, A. P. Paisagens multifuncionais: o papel das infraestruturas verdes e azuis na recuperação de rios urbanos. In: Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído, 2020, Porto Alegre, Brasil.
Guimarães, L. F. et al. O Uso de Infraestruturas Verde e Azul na Revitalização Urbana e na Melhoria do Manejo das Águas Pluviais: O Caso da Sub-Bacia do Rio Comprido. In: Paisag. Ambiente: Ensaios, São Paulo, n. 42, p. 75-96, jul./dez., 2018.
Hidrostudio/FCTH. Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
Oliveira, A. K. B. O sistema de drenagem como eixo estruturante do planejamento urbano: caso da bacia hidrográfica do Rio Acari. 2018. 210 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro.
PCRJ, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Programa Acari Projeto Rio Vivo. Rio de Janeiro, 2007.
PDUI/RMRJ. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: https://www.modelarametropole.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Produto-18_Tomo-2-1.pdf.