ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO MULTI-OBJETIVO PARA OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT DE ESPAÇOS DE ENSINO1

Autores

  • Érika Mayumi Shibata Centro Universitário Facens
  • Natália Nakamura Barros Centro Universitário Facens

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438102

Palavras-chave:

Algoritmo multi-objetivo, Otimização de layout, Instituições de ensino

Resumo

As transformações inevitáveis das revoluções digitais, combinadas com as alterações na vida das pessoas impulsionada pela pandemia do Covid-19 e alterações climáticas, trarão novas possibilidades de ampliação das capacidades computacionais através de metodologias de projeto e produção inovadoras. O principal objetivo da pesquisa é verificar o potencial uso do algoritmo de otimização multi-objetivo para otimização de layout de espaços institucionais de ensino, considerando aspectos lumínicos e de distanciamento social. A pesquisa classifica-se segundo sua finalidade em pesquisa experimental, com o seguinte delineamento: (i) pesquisa bibliográfica; (ii) definição dos ambientes e parâmetros a serem analisados; (iii) desenvolvimento dos modelos generativos; (iv) simulação computacional; (v) otimização multi-objetiva; e (vi) análise dos resultados. Os dados referentes ao conforto lumínico dos ambientes foram obtidos a partir de simulações realizadas no software Rhinoceros, plug-in Grasshopper. E os dados referentes ao distanciamento social em instituições de ensino foram inseridos e automatizados no modelo. Como resultados, verificou-se que o algoritmo de otimização encontrou, de forma rápida, o melhor layout, considerando o distanciamento mínimo entre as carteiras, em conjunto com a menor incidência solar nas carteiras. Este estudo auxiliará a tomada de decisão do projetista na busca pela melhor solução arquitetônica.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Mayumi Shibata, Érika ., & Nakamura Barros, N. . (2021). ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO MULTI-OBJETIVO PARA OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT DE ESPAÇOS DE ENSINO1. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–9. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438102

Edição

Seção

Inovações tecnológicas e de informação no desenvolvimento do projeto

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