Dinâmicas de percurso como promotoras da legibilidade de ambiente pré-escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3651

Palavras-chave:

Circulação de emergência, Wayfinding, Pré-escola

Resumo

Este artigo apresenta Dinâmicas de Percurso aplicadas a usuários de uma pré-escola para 500 crianças, como parte de uma pesquisa que busca propor orientações para circulação de emergência em edifícios desta tipologia, com a aplicação de conceitos de Desenho Universal e Wayfinding. Tem por objetivo o desenvolvimento de atividades de identificação, análise da legibilidade e reconhecimento das rotas de fuga do espaço escolar, contribuindo para a criação de uma metodologia de ensaios de abandono em emergência com foco na proteção da população infantil não-alfabetizada. Os resultados destas dinâmicas permitirão a formulação de orientações que facilitarão a tomada de decisões por parte dos adultos em situações de emergência na escola e a proteção do grupo de alunos sob sua responsabilidade.

Biografia do Autor

Angela Alessandra Torezan Silingardi, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil)

Núbia Bernardi, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteta e Urbanista, Professor Livre-docente, Departamento de Arquitetura e Construção, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil)

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Silingardi, A. A. T., & Bernardi, N. . (2023). Dinâmicas de percurso como promotoras da legibilidade de ambiente pré-escolar. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3651

Edição

Seção

DESEMPENHO - PROCESSOS AVALIATIVOS: DO PROJETO À PÓS-OCUPAÇÃO