A INOVAÇÃO – UM DESAFIO PARA O PROJETO DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Amabeli Dell Santo Instituição Federal do Espírito Santo
  • Barbara Terra Queiroz Instituição Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Cypreste Amorim Instituição Federal do Espírito Santo
  • Cleidiane Rodrigues de Freitas Instituição Federal do Espírito Santo
  • Ísis Sant’ana Oliveira Barcelos Instituição Federal do Espírito Santo
  • Izabela Benedito Alves Instituição Federal do Espírito Santo
  • Mariana Luiza Vieira da Fonseca Instituição Federal do Espírito Santo
  • Milena Bertollo Nardi Instituição Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438009

Palabras clave:

Sala de aula, Arquitetura escolar, Psicologia Ambiental

Resumen

A sala de aula tem um papel que extrapola o desempenho pedagógico do aluno, e se vincula à sua formação como indivíduo, podendo influenciar de maneira positiva ou negativa tanto seu desenvolvimento pessoal quanto seu desempenho acadêmico. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar as adversidades que envolvem o universo escolar, com foco na relação do usuário com o ambiente da sala de aula e apresentar uma análise de resultados preliminares, obtidos a partir de uma Pesquisa de Iniciação Científica, que visa realizar uma intervenção em uma sala de aula de determinada Instituição. Para diagnóstico foram utilizados os instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação - Mapa Mental, com alunos, e Entrevista, com professores. Os resultados indicam diretrizes para o projeto da sala de aula relacionados ao mobiliário, layout e aspectos de conforto. As considerações finais extrapolam para uma quebra de paradigma e personalização visando apropriação e pertencimento.

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Dell Santo, A. ., Terra Queiroz, B. ., Cypreste Amorim, A. ., Rodrigues de Freitas, C. ., Sant’ana Oliveira Barcelos, Ísis ., Benedito Alves, I. ., … Bertollo Nardi, M. . (2021). A INOVAÇÃO – UM DESAFIO PARA O PROJETO DA SALA DE AULA. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438009

Número

Sección

Processos avaliativos: do projeto à pós-ocupação

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