A INOVAÇÃO – UM DESAFIO PARA O PROJETO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438009Palabras clave:
Sala de aula, Arquitetura escolar, Psicologia AmbientalResumen
A sala de aula tem um papel que extrapola o desempenho pedagógico do aluno, e se vincula à sua formação como indivíduo, podendo influenciar de maneira positiva ou negativa tanto seu desenvolvimento pessoal quanto seu desempenho acadêmico. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar as adversidades que envolvem o universo escolar, com foco na relação do usuário com o ambiente da sala de aula e apresentar uma análise de resultados preliminares, obtidos a partir de uma Pesquisa de Iniciação Científica, que visa realizar uma intervenção em uma sala de aula de determinada Instituição. Para diagnóstico foram utilizados os instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação - Mapa Mental, com alunos, e Entrevista, com professores. Os resultados indicam diretrizes para o projeto da sala de aula relacionados ao mobiliário, layout e aspectos de conforto. As considerações finais extrapolam para uma quebra de paradigma e personalização visando apropriação e pertencimento.
Citas
ALMEIDA, Cleide; ROCHA, Luis Octavio. Em busca de uma aproximação entre arquitetura eeducação. Notandum Libro, v. 13, p. 5-14, 2009.
BERNARDES, Marina. Configuração Arquitetônica de Salas de Aulas como AmbientesPromotores do Bem-Estar. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura eUrbanismo, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2018.
BERNARDES, Marina; VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; MARTINS, Marcele Salles. A arquiteturada sala de aula sob a ótica dos usuários. Revista Projetar-Projeto e Percepção do Ambiente,v. 5, n. 1, p. 49-61, 2020.
FISCHER, Gustave-N. Psicologia Social do Ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GRAETZ, Ken A. The psychology of learning environments. Educause Review, v. 41, n. 6, p. 60-75, 2006.
GUIDALLI, Cláudia Rocha Rapuano. Diretrizes para o projeto de salas de aula emuniversidades visando o bem-estar do usuário. 2012. 237 f. Dissertação (Mestrado) - Curso dePrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Pósarq, Universidade Federal deSanta Catarina, Florianópolis, 2012.
CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
KOWALTOWSKI, Doris CCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo:Oficina de textos, 2011.
MATTOS, Tiago. Vai lá e faz: como empreender na era digital e tirar ideias do papel. BelasLetras, 2017.
ONO, Rosaria; ORNSTEIN, Sheila Walbe; VILLA, Simone Barbosa; FRANÇA, Ana Judite GalbiattiLimongi. Avaliação Pós-ocupação: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de textos, 2018.
ORNSTEIN, S; ROMERO, M. Avaliação pós-ocupação do ambiente construído. São Paulo:Studio Nobel/Edusp, 1992.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso; AZEVEDO, Giselle Arteiro; BRASILEIRO, Alice; ALCÂNTARA, Denisede; QUEIROZ, Mônica. Observando a qualidade do lugar: Procedimentos para a AvaliaçãoPós-Ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade deArquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ,2009.
SOMMER, Robert. Espaço Pessoal: As bases comportamentais de Projetos e Planejamentos.
Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1973.
SOMMER, Robert. O desenvolvimento e a aplicação dos conceitos de espaço pessoal. In:DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane Rose; RHEINGANTZ, Paulo Afonso (Org). Projeto do lugar:Colaboração entre a Psicologia, Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro: PROARQ, 2002.
SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. Diretrizes projetuais para o edifício escolar voltado àsinteligências múltiplas e às metodologias ativas. 2020. 286 f. Tese (Doutorado) - Curso deFaculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo,2019.