ARQUITETURA INCLUSIVA:

EXPERIÊNCIAS DE PROJETOS COLABORATIVOS

Autores/as

  • Luísa SILVA Faculdade Meridional IMED
  • Sara DE CESARO Faculdade Meridional IMED
  • Andrea MUSSI Faculdade Meridional IMED

Palabras clave:

Projeto em Arquitetura e Urbanismo, Pessoa com Deficiência Visual, Parâmetros, Projetos Colaborativos, Maquete tátil

Resumen

Este artigo apresenta o uso de projetos colaborativos em arquitetura como forma de inclusão social de Pessoas com Deficiência Visual (PcDV), uma parceria entre a Associação Passofundense de Cegos – APACE (comunidade) e Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo - IMED (Instituição de Ensino Superior). O artigo tem por objetivo descrever dois projetos colaborativos, um realizado com os adultos da associação para a melhoria de um espaço interno e a elaboração de uma proposta de área externa para convívio e lazer. O segundo projeto colaborativo, foi realizado com as crianças da associação para elaboração de um brinquedo, a ser inserido dentro da proposta de melhoria da área interna, e uma adequação de um brinquedo, criado em uma disciplina da graduação em arquitetura e urbanismo, para colocação na área externa. Busca demonstrar a importância de projetos colaborativos como forma de inclusão das PcDV, pois são capazes de aumentar o bem-estar e a autoestima, ao passo que participando efetivamente da criação do ambiente no qual estão inseridos, conseguem sair da zona passiva que normalmente se encontram no que se refere ao processo de projeto em arquitetura.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

SILVA, L., DE CESARO, S., & MUSSI, A. (2023). ARQUITETURA INCLUSIVA:: EXPERIÊNCIAS DE PROJETOS COLABORATIVOS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 62–74. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3115

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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