AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE PROJETO PADRÃO DO PROINFÂNCIA EM RECIFE-PE
Palabras clave:
Avaliação Pós-Ocupação, Creche, Padronização, ProinfânciaResumen
Entendendo a importância da eficiência dos projetos padronizados, principalmente os destinados a públicos com características programáticas bastante específicas como crianças, delimitou-se como objeto de pesquisa a creche-escola Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro do Barro, na cidade do Recife-PE. O objetivo principal foi utilizar os instrumentos da Avaliação Pós Ocupação (APO) aplicados a um tipo de projeto padrão, disponibilizado pelo sistema Proinfância, um programa público de escala nacional que visa a construção de equipamentos educacionais a fim de melhorar a qualidade da educação pública oferecida a infância. Foram utilizados como métodos de investigação a Observação assistemática, Walkthrough, Questionários, Entrevistas e Mapas mentais. O trabalho buscou explicitar a importância do projeto para infância, pois ele pode comprometer atividades pedagógicas e o desenvolvimento infantil. A análise dos resultados apontou que o projeto padrão da creche necessita de alterações para melhorias do seu desempenho térmico e mudanças formais, como alteração na implantação dos blocos. Entende-se também que a difusão de pesquisas e experiências em APO contribui para um melhor entendimento da vivência e interação do homem com o espaço construído, para a atuação dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo e áreas afins, além do estímulo a novas investigações na área.