PERCEPÇÃO DE CONFORTO EM AMBIENTE ESCOLAR:
UMA EXPERIÊNCIA EM APO
Palabras clave:
Avaliação pós-ocupação, Conforto ambiental, Ambiente escolarResumen
Este trabalho explora alguns instrumentos de avaliação pós-ocupação com foco na percepção de conforto ambiental, aplicados em um estabelecimento escolar. A experiência resultou neste artigo, produzido como trabalho final da disciplina de avaliação do desempenho do ambiente construído, ministrada no programa de pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ / UFRJ). A investigação contribui para os projetos de pesquisa liderados pelo Grupo Ambiente Educação (GAE), pertencente à mesma instituição, que atua com temas relacionados à melhoria da qualidade de vida nos ambientes escolares, englobando as áreas de arquitetura, desenvolvimento sustentável, psicologia e educação. Inicialmente, foram escolhidas as ferramentas consideradas mais apropriadas de abordagem, conforme o tema pesquisado e o perfil dos usuários do espaço, resultando em: análise walkthrough, entrevista e mapa visual. Em seguida, os instrumentos foram aplicados durante três dias de visitas programadas ao estudo de caso, para depois processar os resultados e fazer uma reflexão sobre a experiência. A contribuição se dá tanto sob os aspectos dos temas em foco – conforto térmico, lumínico e acústico para melhoria da qualidade do ambiente escolar – quanto ao aprimoramento na formulação e na aplicação dos instrumentos para os objetivos estabelecidos.