A Abstração das "Formas Livres" nas Obras de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx
LA ABSTRACCIÓN DE LAS “FORMAS LIBRES” EN LAS OBRAS DE OSCAR NIEMEYER, CÂNDIDO PORTINARI Y ROBERTO BURLE MARX
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3652Palabras clave:
Oscar Niemeyer, Cândico Portinari, Roberto Burle Marx, Formas LibresResumen
O trabalho consiste num projeto de pesquisa em andamento, em que se investiga determinada aproximação plástica entre as produções de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx. A aproximação formal investigada é a presença recorrente das “formas livres”, que são planos com contorno sinuoso. O trabalho busca compreender o modo como tais elementos formais surgem na obra dos três brasileiros, identificar semelhanças e peculiaridades no modo como são empregados, bem como localizar as referências de tais formas no ambiente internacional da Arte Moderna. Parte da hipótese de que tais elementos têm como origem a arte abstrata europeia do início do século XX (Kandinsky, Picasso, Matisse, etc), mais especificamente a produção de Jean Arp. A justificativa de apresentar tal trabalho neste encontro se dá a partir do entendimento de que a qualidade formal é um dos fatores que garantem a sustentabilidade de um projeto e sua permanência no tempo. Ora, qualidade plástica é o que não falta a tais obras e realizações; é o que tem garantido, inclusive, a sua integração à identidade cultural brasileira. Tal dimensão formal é, justamente, o que se coloca em discussão nesta pesquisa.
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