O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

Palabras clave:

Arquitetura, Materialismo histórico-dialético, Processo projetual

Resumen

A arquitetura estabelecida por profissionais que se orgulham da alcunha starchitect vem causando grandes prejuízos à sociedade. No entanto, é possível retomar um processo projetual mais consciente das necessidades da sociedade através de uma prática docente baseada no materialismo histórico-dialético proposto por Marx e Engels. Este artigo se baseia em pesquisa bibliográfica, propondo pontos de relevância a serem considerados por alunos e professores no desenvolvimento de uma metodologia de projeto mais consciente sobre suas contradições e transformações. Ao final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria da experiência docente e discente, de forma que o processo projetual se torne mais contemplativo dos desafios enfrentados pela sociedade nos dias de hoje.

Biografía del autor/a

Lucas dos Santos Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo - RS, Brasil).

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Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Freitas, L. dos S. (2023). O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

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