A Percepção das pessoas quanto à acessibilidade no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – CAPPA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3883

Palabras clave:

CAPPA, Arquitetura, Acessibilidade

Resumen

O CAPPA é um Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, localizado em São João do Polêsine - RS. O trabalho tem como objetivo avaliar a acessibilidade no local através da percepção de seus usuários. A pesquisa contou com o desenvolvimento de quatro métodos, sendo inicialmente uma visita exploratória, após uma entrevista semiestruturada, checklist de acessibilidade e, por fim, passeios acompanhados. O passeio acompanhado foi realizado com uma pessoa em cadeira de rodas, uma pessoa com deficiência visual total e uma pessoa visitante pela primeira vez. Ao final, algumas barreiras foram detectadas, localizadas no acesso ao Centro, por exemplo, como a escada inadequada e a falta de uma rampa conforme a norma de acessibilidade.

Biografía del autor/a

Julia Pivetta Benetti, Universidade Federal de Santa Maria

 

 

Luis Eduardo Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

 

 

Valéria Rolim Marostega, Universidade Federal de Santa Maria

 

   

Vanessa Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

 

 

Citas

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2020.

BENVEGNÚ, E. M. Acessibilidade espacial requisito para uma escola inclusiva: Estudo de caso – Escolas Municipais de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação, UFSC, 2009.

CAPPA/UFSM. Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica. Disponível em: <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccne/cappa/sobre>. Acesso em: 26 jan. 2023.

DISCHINGER, Marta; BINS ELY, V. H. M.; PIARDI, S. M. D. G. Promovendo acessibilidade

espacial nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. MPSC, 2012.

DORNELES, Vanessa; ANDRADE, Isabela; ELY, Vera Helena. Acessibilidade Espacial e Processo Projetual. 2011.

DUARTE, C. R.; COHEN, R. Pesquisa e projeto de espaços públicos: rebatimentos e possibilidades de inclusão da diversidade física no planejamento das cidades. In: PROJETAR 2005 – II SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2005, Rio de Janeiro. Anais do II PROJETAR. 2005.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2021. Cidades e Estados. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/sao-joao-dopolesine.html>. Acesso em: 10 dez. 2022.

OLIVEIRA, A. S. D. A. D. Acessibilidade Espacial em Centro Cultural: Estudo de Casos. Dissertação (Mestrado) ‐ Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2006.

PINTO, C. F. M. Acessibilidade Espacial em Centros de saúde em Florianópolis/SC: um estudo de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.

RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós‐ocupação. Rio de Janeiro: Coleção PROARQ: FAU‐UFRJ, 2009.

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Benetti, J. P., Nascimento, L. E. ., Marostega, V. R., & Dorneles, V. (2023). A Percepção das pessoas quanto à acessibilidade no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – CAPPA. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3883

Número

Sección

DESEMPENHO - PROCESSOS AVALIATIVOS: DO PROJETO À PÓS-OCUPAÇÃO

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.