O DESAFIO DO ENSINO DA ARQUITETURA DIGITAL POR MEIO REMOTO NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Alexandre Toledo Universidade Federal de Alagoas
  • KARINA ROSSANA MENEZES SCHÜSSLER UNCISAL
  • Joceline Costa de O. Almeida UNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438039

Palavras-chave:

arquitetura digital, tecnologia digital, metodologias ativas, ensino remoto

Resumo

A utilização de tecnologias digitais é uma realidade no ensino e prática da arquitetura, desde o final da década de 1980. A transição dos meios analógicos de concepção, representação e construção para os meios digitais foi lenta, porém irreversível. A era digital na arquitetura se confunde com a produção contemporânea de grandes obras internacionais. Em decorrência da pandemia do Coronavírus 19, adotou-se o ensino remoto. O objetivo foi comparar as plataformas de ensino disponibilizadas para a graduação e pósgraduação em experiência de ensino remoto com arquitetura digital. Utilizou-se a pesquisaação, com duas disciplinas de conteúdos semelhantes nos dois níveis simultaneamente, com Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem, no segundo semestre de 2020. O desafio foi adequar níveis de conhecimento, objetivos e aprofundamentos diferentes. Utilizou-se o SIGAA, na pós-graduação, e a plataforma Moodle e o SIEWEB na graduação. Em ambas, os encontros síncronos ocorreram pelo aplicativo Google Meet. A utilização das quatro plataformas disponíveis, levam à necessidade premente de unificação das mesmas. A experiência aponta para a irreversibilidade da utilização das TDMAs no ensino superior, e maior aprofundamento das possibilidades do ensino híbrido.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Toledo, A. ., ROSSANA MENEZES SCHÜSSLER, K. ., & Costa de O. Almeida, J. . (2021). O DESAFIO DO ENSINO DA ARQUITETURA DIGITAL POR MEIO REMOTO NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438039

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