RECUOS E ALINHAMENTOS FRONTAIS:

EFEITOS NA ESTÉTICA DO ESPAÇO ABERTO PÚBLICO

Autores

  • Gabriela Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Chrystiane Knapp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antônio Tarcísio Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Recuo, Estética, Espaço aberto público

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos de distintos recuos e alinhamentos frontais na estética do espaço aberto público conforme grupos de pessoas com distintos níveis e tipos de formação educacional. Os dados foram coletados através de questionários disponibilizados via internet para moradores de Porto Alegre/RS, totalizando 171 respondentes: 28 arquitetos, 120 não arquitetos com formação universitária e 23 respondentes sem formação universitária. Para a identificação da preferência pelos diferentes recuos foram incluídos (i) dois vídeos representando percursos com edificações desalinhadas em relação ao passeio público; (ii) dois vídeos representando percursos com edificações simultaneamente alinhadas e recuadas com relação ao passeio público; e (iii) dois vídeos representando percursos com edificações juntas ao alinhamento. Os dados foram analisados através de testes estatísticos não-paramétricos no programa SPSS. Os resultados revelam, por exemplo, que o grupo de arquitetos tende a preferir os percursos com edificações junto ao alinhamento, enquanto que os grupos de não arquitetos com formação universitária e sem formação universitária tendem a preferir os percursos com edificações recuadas com relação ao passeio. Por fim, as análises realizadas possibilitam uma melhor compreensão sobre as implicações dos distintos recuos na estética dos espaços abertos públicos.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Silva, G., Knapp, C., & Reis, A. T. (2023). RECUOS E ALINHAMENTOS FRONTAIS:: EFEITOS NA ESTÉTICA DO ESPAÇO ABERTO PÚBLICO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1352–1363. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3233

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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