Tecnologias digitais e o desafio do ensino à distância em arquitetura: estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.578

Palavras-chave:

ensino remoto, ensino de arquitetura , tecnologias digitais

Resumo

As tecnologias digitais estão promovendo mudanças em diferentes setores e oferecem alternativas inovadoras às práticas de desenvolvimento de projetos em arquitetura, com as equipes trabalhando de forma colaborativa por meio de plataformas de videoconferência. A pandemia de 2020 acelerou essa realidade para os alunos, com a rápida migração para o ensino remoto. Porém, é necessário avaliar os prós e contras dessa experiência. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as dificuldades na adoção da plataforma de videoconferência para apresentação dos projetos finais de graduação em arquitetura e urbanismo, com base na percepção dos estudantes. Foram realizados dois estudos de casos, com estudantes brasileiros e norte-americanos. Os resultados evidenciaram as fragilidades enfrentadas, e poderão auxiliar na busca por soluções que incorporem o uso inovador das tecnologias digitais associadas ao trabalho remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Visitante da Parsons School of Design pela CAPES PRINT. Pesquisadora do CNPq. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Emily Moss, Parsons School of Design - The New School

Diretora do Bacharel em Belas Artes em Design de Arquitetura e Professora Assistente de Arquitetura e Design de Interiores na Parsons School of Design.

Referências

FEY, S., THEUS, M. E., RAMIREZ, A. R. Course-based undergraduate research experiences in a remote setting: Two case studies documenting implementation and student perceptions . Ecology and Evolution, v.10, v. 22, p.12528–12541, DOI: https://doi.org/10.1002/ece3.6916

PIKE, S., NEIDECK, J., KELLY, K., ‘I will teach you in a room, I will teach you now on Zoom … ’: a contemporary expression of zooming by three practitioner/academics in the creative arts, developed through the spirit of the surrealist’s exquisite corpse, International Journal of Performance Arts and Digital Media, v. 16, n., p. 290-305, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/14794713.2020.1822048

SCHMITT, G. Risks to Global Businesses from New Era of Epidemics Rival Climate Change. Publicação Fórum Econômico Mundial. Disponível em https://www.weforum.org/press/2019/01/risks-to-global-businesses-from-new-era-of-epidemics-rival-climate-change/ Acesso: dezembro 2020

WEF - World Economic Fórum. The future of jobs report. October 2020. Disponível em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf Acesso outubro 2020.

WUHAN Municipal Health Commission Briefing on the pneumonia epidemic situation 3 January 2020 (em Mandarim, tradução dos autores) 2020 Disponível em https://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkown-cause-china/en/ Acesso: março 2020

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SALGADO, Mônica Santos; MOSS, Emily. Tecnologias digitais e o desafio do ensino à distância em arquitetura: estudos de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–10. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.578. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/578. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.