Caracterização dos cursos de especialização BIM em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2583Keywords:
Implementação BIM, Build Information Modeling, Ensino de BIM, Ensino de Pós-GraduaçãoAbstract
Na área da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação, percebe-se empiricamente uma profusão de cursos de especialização em BIM em Pernambuco. No entanto, não se sabe em que medida as grades curriculares contemplam os conteúdos relacionados diretamente com o BIM. Para verificar como esses cursos dispõem os conteúdos BIM, se faz necessária uma caracterização desses cursos, considerando dados institucionais, pedagógicos e estruturais. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma caracterização dos cursos de especialização BIM em Pernambuco, Brasil. Para tal, utilizou-se uma abordagem de pesquisa bibliométrica, tendo como fonte primária os dados oficiais do Ministério da Educação. Os principais resultados mostram que esses cursos se caracterizam da seguinte forma: minoria dos cursos dentro da área de Engenharia, Produção e Construção; majoritariamente oferecidos pelo setor privado; maior enfoque temático na área de gestão de projetos e estruturas; carga horária acima do mínimo obrigatório; predominância da modalidade presencial; poucas disciplinas focadas em BIM e nenhuma disciplina integradora.
Downloads
References
ANDRADE, M; RUSCHEL, R. Building Information Modeling ( BIM). In: Doris C.C.K.Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, João R.D.Petreche, Mário M. Fabricio (Orgs.). O processo do projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
BENEDETTO, H.; BERNARDES, M.; PIRES, R. Ensino de BIM no Brasil: Análise do Cenário Acadêmico. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 70-84, jan./jul. 2017.
CARVALHO, G. FULGÊNCIO, V. BIM x CAD x Lápis na projetação: algumas considerações teóricas. In: VI Congreso Internacional de Expresión Gráfica en ingenieria, arquitectura y áreas afines. Universidad Nacional de Córdoba, 2016.
CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto / Érica de Sousa Checcucci, 235 f. Tese (doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2014.
DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação. Florianópolis: [s/n], 2014, 293p.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
TSUKUMO, T. O desenho de obra e a produção de arquitetura. 228 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR