Ensino de arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.202Palabras clave:
BIM, Gestão de projetos, Tecnologias Digitais, Ensino de Arquitetura, Ensino de EngenhariaResumen
As alternativas oferecidas pelas tecnologias digitais em arquitetura, engenharia e construção civil incentivaram o desenvolvimento de pesquisas que vão desde mudanças nas práticas profissionais até a didática adotada nos cursos de graduação. Particularmente em relação ao BIM (Building Information Modeling), existem inúmeras alternativas testadas e os resultados obtidos destacam aspectos importantes a serem considerados na busca da melhor escolha. Com o objetivo de reunir essas experiências e promover a discussão, o ENEBIM - Encontro Nacional de Ensino do BIM - foi realizado em Campinas em 2018. O evento reuniu professores que vivenciaram experiências de sucesso incorporando o BIM na didática e permitiram a discussão sobre o tema. Este artigo apresenta uma visão geral das principais experiências acadêmicas apresentadas durante o evento visando analisar as opções apresentadas e identificar tendências. Três possibilidades foram identificadas: BIM no ensino; ensino do BIM; e integração de diferentes disciplinas através do BIM. As conclusões levam à necessidade de uma mudança na postura do professor, que deve assumir o papel de disseminador das possibilidades e orientador para o desenvolvimento de pesquisas e novas descobertas, pois as tecnologias digitais estão em contínua evolução.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR