Utilização de indicadores de custo para análise de empreendimentos edificações da construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.508

Palavras-chave:

Indicadores de custo, Projeto de arquitetura, Índice de compacidade, Densidade de paredes, Área de circulação

Resumo

Empreendimentos da construção civil são produtos diretamente avaliados pela relação qualidade-custo. Em ambientes de limitações orçamentárias, como característico de economias de países em desenvolvimento, o conhecimento da influência das múltiplas variáveis relacionadas ao custo final do empreendimento é fundamental para sua viabilidade como produto. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as decisões arquitetônicas e a geometria das edificações podem interferir no custo final das edificações. A unidade de análise constitui-se em seis empreendimentos residenciais de múltiplos pavimentos de construtoras do município de Maceió, Alagoas. Os indicadores considerados na análise dos projetos arquitetônicos foram: índice de compacidade (IC), densidade de paredes (DP) e porcentagem da área do pavimento tipo ocupada pela área de circulação (IA). Para cada indicador foi atribuída uma classe “ruim”, “bom” ou “ótimo”, em conformidade com o referencial teórico utilizado. O valor médio (VM) do IC foi de 53,68%, portanto, de classificação “ruim”. Para a DP, os resultados foram satisfatórios (“ótimo”) para todos os seis projetos analisados, com VM de 0,1188. O indicador IA apresentou VM de 11,07%, classificado como “bom”. A análise e comparação de projetos de arquitetura a partir de indicadores auxiliam no processo de tomada de decisão de projetistas na busca pela melhor relação qualidade-custo dos empreendimentos de edificações multifamiliares da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Santos Weber , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal de Alagoas.

Luiz Adalberto Philippsen Junior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Alagoas.

Ismael Weber, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12721: Avaliação de custos unitários de construção para a incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios – procedimentos. Errata 3:2021. Rio de Janeiro, 2006.

______. NBR 16636: Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Parte 1: diretrizes e terminologia. Rio de Janeiro, 2017.

ALTOUNIAN, C. S. Obras públicas: licitações, contratos, fiscalização e utilização. Belo Horizonte: Fórum, 2010. 409 p.

CERON, L. Notas sobre concepções de preço e valor nos custos da arquitetura. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP, São Carlos.

COSTA, D. B. et al. Sistema de indicadores para benchmarking na construção civil: manual de utilização. Porto Alegre: UFRGS/PPGEC/NORIE, 2005. 91 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sisind-net/acervo/arquivos-disponiveis/ManualdeUtilizacao_2005.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.

COSTA, D. B.; FORMOSO, C. T.; Fatores chaves de sucesso para sistemas de indicadores de desempenho para benchmarking colaborativo entre empresas construtoras. Ambiente Construído, v. 11, n. 3, p. 143-159, 2011.

ESCRIVÃO FILHO, E. (ed.). Gerenciamento da construção civil. São Carlos: EESC/USP, 1998. 256 p.

FARAH, M. F. S. Processo de trabalho na construção habitacional: tradição e mudança. São Paulo: Annablume, 1996. 312 p.

FERNÁNDEZ-SOLÍS, J. L. The systemic nature of the construction industry. Architectural, Engineering and Design Management, v. 4, p. 31-46, 2008.

GUERRINI, F. M.; MUSETTI, M. A.; PHILIPPSEN JR. L. Diário de obra: gestão de projetos, licitações e prática profissional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 224 p.

KERN, A. P. Proposta de um modelo de planejamento e controle de custos de empreendimentos de construção. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre.

MASCARÓ, J. L. O custo das decisões arquitetônicas. Porto Alegre: Masquatro, 2010. 192 p.

MELHADO, S. B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. 1994. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP, São Paulo.

OLIVEIRA, M; LANTELME, E; FORMOSO, C. T. Sistema de Indicadores de Qualidade e Produtividade da Construção Civil: Manual de Utilização. 2a ed. Porto Alegre. SEBRAE-RS, 1995.

PARISOTTO, J. A. Análise de estimativas paramétricas para formular um modelo de quantificação de serviços, consumo de mão-de-obra e custos de edificações residenciais: estudo de caso para uma empresa construtora. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBok). Pensilvânia: PMI, 4a ed., 2008. 337 p.

ROMANO, F. V. Modelo de referência para o gerenciamento do processo de projeto integrado de edificações. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis.

ROZENFELD, H. et al. Gestão do desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 3-102.

SÁLES, J. J. et al. Sistemas estruturais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 232 p.

TUHUS-DUBROW, D.; KRARTI, M. Genetic-algorithm based approach to optimize building envelope design for residential buildings. Building and Environment, v. 45, n. 7, p. 1574-1581, 2010.

Downloads

Publicado

18/10/2021

Como Citar

VIANA, J. V. L.; WEBER , A. de O. S. .; PHILIPPSEN JUNIOR, L. A.; WEBER, I. . Utilização de indicadores de custo para análise de empreendimentos edificações da construção civil . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.508. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/508. Acesso em: 17 maio. 2024.