Indicadores de desempenho para benchmarking em empresas construtoras na cidade de Maceió – AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.646

Palavras-chave:

Benchmarking, Indicadores de produtividade, Medição de desempenho, Construção civil

Resumo

A construção civil representa um dos principais setores econômicos de Alagoas, entretanto, o investimento em novas tecnologias e formas de trabalho ainda é algo escasso no Estado, o que dificulta o desenvolvimento deste setor. O Benchmarking é uma atividade pouco realizada na região, mas que vem demonstrando grande retorno e eficiência para as construtoras no Brasil e no mundo. Baseado nisso, o grupo de pesquisa Indicadores para Benchmarking do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a ADEMI-AL e oito construtoras atuantes no Estado, realizou um estudo com o objetivo de implementar um sistema de coleta, análise e discussão de indicadores de desempenho.  A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi dividida em ciclos, definidos durante as reuniões com o grupo, e consistiam na realização de visitas, treinamentos e coleta dos dados nos empreendimentos selecionados. A partir disso, aconteciam as reuniões de Benchmarking, nas quais eram realizadas uma análise comparativa dos dados, e as empresas com os melhores índices promoviam os seus cases de sucessos. Pôde-se constatar que o processo de Benchmarking auxiliou as empresas participantes da pesquisa a melhorar seus índices de produtividade, ou seja, tornando-as mais produtivas no ano de 2020 quando comparados os índices de 2019 e com a TCPO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Santos Weber, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Alagoas.

Ismael Weber, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Alagoas.

Luiz Adalberto Philippsen Junior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BREMER, C. F.; OLIVEIRA, D. M.; JÚNIOR, J. M. L.; OLIVEIRA, P. M. Avaliação das práticas de sustentabilidade adotadas em empreendimentos de construção civil de Belo Horizonte. Construindo, v. 5, n. 01, 2013.

CAMP, R. C. Benchmarking: identificando, analisando e adaptando as melhores práticas da administração que levam à maximização da performance empresarial. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1998.

CANDIDO, L. F.; LIMA, S. H. O.; BARROS NETO, J. P. Análise de sistemas de medição de desempenho na indústria da construção. Ambiente construído, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 189-208, jun. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212016000200189&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 20 mar. 2021.

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Indicadores de Produtividade e Perdas para Processos à Base de Cimento – Caderno de Resultados, 2013. Disponível em: <http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/ativos/351/indicadores-de-produtividade-eperdas-para-processos-a-base-de-cimento-2013.html>. Acesso em: 21 abr. 2017.

COSTA, D. B. Diretrizes para realização de processo de benchmarking colaborativo visando à implementação de melhores empresas de construção civil. Tese de doutorado. Porto Alegre; UFRGS, 2008.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Sistema de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras da Construção Civil – SiAC. Brasília: Secretaria Nacional da Habitação, 2017.

TUBINO, R. M. C. Sistema de Indicadores de Projeto. Comunidade da Construção de Goiânia. 2005.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

18/10/2021

Como Citar

WEBER, A. de O. S.; LIMA, B. da S. .; SILVA, N. E. G.; SANTOS, I. A. dos; WEBER, I.; PHILIPPSEN JUNIOR, L. A. Indicadores de desempenho para benchmarking em empresas construtoras na cidade de Maceió – AL. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–7. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.646. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/646. Acesso em: 17 maio. 2024.