Análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empreendimentos residenciais unifamiliares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2652

Palavras-chave:

Mercado imobiliário, Análise de viabilidade econômico-financeira, Indicadores macroeconômicos

Resumo

A busca por negócios seguros e retorno financeiro torna necessária a existência de estudos que relacionam o momento econômico vivido pelo país com o mercado. Com o intuito de analisar a viabilidade econômica de investimentos relacionados à construção e negociação de imóveis, este trabalho propõe o estudo de caso de cinco empreendimentos imobiliários localizados no estado de Goiás. A pesquisa envolveu primeiramente o cálculo de indicadores econômico-financeiros, para a análise de viabilidade dos empreendimentos. Em seguida, foi feito um levantamento de indicadores macroeconômicos no prazo entre o início e o término do fluxo de caixa dos empreendimentos, obtendo-se um panorama do comportamento dos fatores macroeconômicos com relação ao desempenho econômico-financeiro dos empreendimentos. Por fim, foi realizado um ranqueamento dos objetos do estudo de caso proporcionalmente ao desempenho na análise econômico-financeira, que serviram de base para a realização da segunda etapa da pesquisa - a projeção financeira de um empreendimento com características de projeto e localização semelhantes aos objetos do estudo. Foi realizado um estudo de sensibilidade de variáveis como tempo de venda, custo de obra e preço de venda do imóvel, que permitiram verificar o potencial do novo negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Costa Cordeiro, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Goiás

Luís Felipe Taborda Prado, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Goiás.

Natália do Nascimento Alves, Universidade Federal de Goiás

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Goiás.

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ALENCAR, C.T., LIMA JUNIOR, J. D. R., MONETTI, E. Real Estate: modelagem e investimentos em empreendimentos imobiliários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BALARINE, O. F. O. O uso da análise de investimentos em incorporações imobiliárias. Porto Alegre; PUCRS, 2004.

BALDASSO, A. P. Análise da viabilidade econômico-financeira de investimentos imobiliários: uma abordagem teórica. 2011. 68 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BILGE, E. C. A real estate development model for Turkey: real estate certificates and integrated project delivery. Property Management, 2021, vol. 39, n. 3, pp. 362-375.

CBIC. Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Indústria da construção prevê crescimento de 2,5% em 2023. 1º Trimestre de 2023. Disponível em: < https://cbic.org.br/industria-da-construcao-preve-crescimento-de-25-em-2023/>.

FGV. Fundação Getúlio Vargas. IGP-M: Resultados 2022. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/igpm-resultados-2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (org.). IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=resultados.

LIMA JUNIOR, J. da R. Decidir sobre Investimentos no Setor da Construção Civil. 1998. 76 f. Monografia – Departamento de Engenharia da Construção Civil, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

RECEITA FEDERAL. Taxa de Juros Selic. Ministério da Economia. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/taxa-de-juros-selic. Acesso em: 20 jan. 2023.

SINDUSCON-GO. CUB - Custo Unitário Básico de Construção. Goiás: Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Goiás, 2022. Disponível em: https://www.sinduscongoias.com.br/index.php/en/cub-custo-unitario-basico.

Downloads

Publicado

05/11/2023

Como Citar

CORDEIRO, M. C.; PRADO, L. F. T.; ALVES, N. do N.; BRANDSTETTER , M. C. G. de O. Análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empreendimentos residenciais unifamiliares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2652. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2652. Acesso em: 2 maio. 2024.