Análise da distribuição de despesas indiretas aplicadas em um edifício residencial na cidade de Fortaleza

Autores

  • Guilherme Eanes Sousa Esmeraldo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ingryd Capistrano Pinto Tavares Instituto Federal do Ceará
  • Juliana Quinderé Carneiro Castelo Branco Aval Engenharia http://lattes.cnpq.br/8744609182980808

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.552

Palavras-chave:

Despesas Indiretas, Planejamento, Construção civil

Resumo

Entendendo a importância do planejamento das despesas indiretas nos empreendimentos da construção civil, esse estudo buscou comparar duas metodologias, uma que distribui o total de custos indiretos de forma igual para todos os meses, e outra, que distribui de acordo com o planejamento do empreendimento. Essa última analisa a distribuição dos custos indiretos conforme o cronograma físico, o histograma de mão de obra, as etapas do empreendimento, as parcelas de contratos constantes e os contratos de consultorias. Como aplicação, foi realizado um estudo de caso de um empreendimento de 32 andares, localizado em Fortaleza-CE. Os resultados indicaram que os custos indiretos distribuídos conforme os critérios abordados, retratam melhor a realidade, onde na primeira metade dos meses foi distribuído 33,13% das despesas indiretas totais em contrapartida com 50% na metodologia uniforme, mostrando que esses custos crescem e se concentram mais na segunda metade do empreendimento, representando aproximadamente 2/3 dos custos indiretos totais, para o caso analisado. Comparando as duas metodologias observou-se que a falta de uma análise dos custos indiretos pode comprometer a programação de desembolso financeiro da empresa. Por fim, concluiu-se que a utilização da metodologia uniforme, ocasiona uma falsa interpretação de economia e prejudica na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Eanes Sousa Esmeraldo , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 

Ingryd Capistrano Pinto Tavares , Instituto Federal do Ceará

Mestra em Engenharia Civil pela University of Nebraska-Lincoln. Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará.

Juliana Quinderé Carneiro Castelo Branco , Aval Engenharia

Especialista em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sócia da Aval Engenharia.

Referências

CBIC, Câmara brasileira da indústria da construção. Jun. 2021. Disponível em: Acesso em: 20 jun 2021.

FARIA, B. C.; VALE, J. W. S. P.; FACIN, A. L. F.; CARVALHO, M. . Main Challenges in the identification and measurement of indirect costs in projects: a multiple case study. Gestão & Produção. v. 27, n. 1, e4913, Mar, 2020.

GUSBERTI, T. D. H., HILGERT, R. N., & ECHEVESTE, M. E. S. Análise gerencial de custos em empresa de prestação de serviços de base tecnológica de médio porte. In: Anais XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (pp. 1-13). Salvador, 2009. Anais... Salvador: ABEPRO. 2009

KERN, A. P.; FORMOSO, C. T. A utilização de “curvas de agregação de recursos” como ferramenta de integração dos diferentes setores de uma empresa de construção civil na gestão de custos. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba, Out. 2002. Anais... Curitiba: ENEGEP. 2002.

LIRA, J. Dianostico, evaluacion y mejoramiento de processos de planificacion de proyectos em la construccion. 1996, 15f Tese (Mestrado em Engenharia Civil) – Escuela de Ingenieria, Pontificia Universidad Catolica de Chile, Santiago do Chile.

OLIVIERI, H.; GRANJA, A. D.; PICCHI, F. A. Planejamento tradicional, Location-Based Management System e Last Planner System: um modelo integrado. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 265-283, Jan. 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

ESMERALDO , Guilherme Eanes Sousa; TAVARES , Ingryd Capistrano Pinto; BRANCO , Juliana Quinderé Carneiro Castelo. Análise da distribuição de despesas indiretas aplicadas em um edifício residencial na cidade de Fortaleza. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.552. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/552. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.