Massive open online course em gestão lean na construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.656

Palavras-chave:

Gestão Lean, Educação Aberta, Educação em Engenharia

Resumo

A oferta de cursos gratuitos tem despertado a atenção de alunos e, em especial, cresce a oferta de cursos no formato de Massive Open Online Courses (MOOCs). O tema “Lean Construction” há mais de 20 anos é investigado e aplicado em estudos de casos nas pós-graduações. No entanto, ainda é pouco comentado nas disciplinas de graduação nos cursos de engenharia e arquitetura. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar a criação, desenvolvimento e aplicação de um curso com características de Educação Aberta (EA), de forma a democratizar o conhecimento desenvolvido em pesquisas científicas, do qual os atores da indústria da construção civil carecem de informação, uma vez que são identificados desperdícios e retrabalhos nas empresas atuantes no setor. O curso tem como finalidade apresentar os conceitos do Lean Production e como aplicar esses conceitos nas atividades da indústria, em processos produtivos e informacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método pesquisa-ação, pois para a criação do curso, professores e alunos das áreas da Engenharia Civil, da Gestão da Informação e da Arquitetura cooperaram e participaram para apresentar problemas e soluções ao longo do desenvolvimento do MOOC. Como resultado surge a oportunidade da popularização de um conhecimento que era restrito a poucas pessoas, de forma que os agentes de mudança da indústria da construção reflitam sobre os processos que são responsáveis e, assim, torná-los mais enxutos para que a construção civil, em geral, tenha resultados positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gessi Pacheco, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do Paraná.

Henrique Oliveira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

AGUIAR, R. W. A transmissão dos conhecimentos produzidos pelos programas de pós-graduação interdisciplinares. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

ALMEIDA, E. L. G.; PICCHI, F. A. The relationship between lean construction and sustainability. Ambiente Construído, v. 18, n. 1, p. 91-109, 2018.

ARAÚJO, A. V. Aplicação dos princípios da construção enxuta em canteiros de obras suportada por simulação computacional. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

BAJJOU, M. S. et al. The Practical Relationships between Lean Construction Tools and Sustainable Development: A literature review. Journal of Engineering Science & Technology Review, v. 10, n. 4, 2017.

BOMFIM, C. A. A. Gerente BIM – Um cenário na construção civil e a demanda de especialização para arquitetos e engenheiros. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais... Salvador, Bahia, 2018.

BORGES, M. L. C. A aplicação da filosofia Lean Construction em empresas baianas: um estudo comparativo com o cenário brasileiro. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia, Salvador.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Proposta de aprimoramento da avaliação da pós-graduação brasileira para o quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional. Brasília, DF, 2019.

COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action research for operations management. International journal of operations & production management, 2002.

DI NAUTA, P. et al. Reflections on the role of university to face the challenges of knowledge society for the local economic development. Journal of the Knowledge Economy, v. 9, n. 1, p. 180-198, 2018.

ELY, D. M. Intervenção para melhorias em serviços de construção: um estudo de caso baseado em princípios da construção enxuta. 2011. 318f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MANDUJANO, R. et al. Identifying waste in virtual design and construction practice from a Lean Thinking perspective: A meta-analysis of the literature. Revista de la Construcción, v. 15, n. 3, 2016.

PACHECO, A. P. G.; FREITAS, M. C. D.; SILVA, H. O. Análise da formação do engenheiro civil brasileiro sob o aspecto do pensamento enxuto. In: XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da Abenge, Fortaleza, Ceará, 2019.

PONTES, L. A. C. Análise do impacto do planejamento de curto prazo nos princípios da construção enxuta: um estudo de caso. 2004. 137f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

ROSSITI, I. S. M. Análise dos Impactos da aplicação do lean office na unidade de suprimentos de uma empresa construtora. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SCOPUS. Análise dos resultados da pesquisa: Lean Construction. 1996-2021. Disponível em: <https://www.scopus.com/>. Acesso em: 10 abr. 2021.

WAGNER, R. et al. Formação em tecnologias assistivas através de um Curso Aberto, Massivo, Online e uma biblioteca virtual de soluções assistivas. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 2 mai/ago, 2016.

WOMACK, J. P.; JONES, D. l. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro, Campus, 2004.

Downloads

Publicado

18/10/2021

Como Citar

PACHECO, A. P. G.; FREITAS, M. do C. D.; SILVA, H. O. da . Massive open online course em gestão lean na construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.656. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/656. Acesso em: 18 maio. 2024.