Desafios para a implantação do Building Information Modeling (BIM) em cursos de tecnologia em construção de edifícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.551

Palavras-chave:

Modelagem da Informação da Construção, Processo Ensino-Aprendizagem, Tecnolo

Resumo

A demanda do mercado por profissionais capacitados em produzir modelos de informação da construção, extrair dados, detectar interferências entre projetos, gerenciar edifícios após uso e outras operações do Building Information Modeling tem sido um estímulo ao aprimoramento do processo ensino-aprendizado quanto a esta nova filosofia de projetar e construir.  Entretanto, ainda é um desafio a inserção do BIM em cursos de tecnologia, e deve-se a isso a relevância desta pesquisa. Esse estudo apresenta a percepção dos alunos em um curso de tecnologia da construção, ofertado no Estado do MT, quanto às dificuldades no aprendizado do BIM, além de sugerir melhorias na metodologia de ensino. As análises abrangeram o BIM como auxílio da compreensão de outras disciplinas e o detalhamento dos tópicos de maior dificuldade no processo de modelagem. Os resultados apontam diretrizes de reestruturação curricular, indicando a partir da matriz do curso, disciplinas que podem utilizar o ensino de BIM e outras que podem utilizar modelagens paramétricas em BIM para apoio didático, além da integração de ações de pesquisa e extensão. Busca-se estimular o meio acadêmico de modo a ampliar as possibilidades de atuação profissional no contexto da Indústria 4.0 e como estratégia fundamental para o desenvolvimento tecnológico deste setor.

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Biografia do Autor

Mychelle Fabiane Carvalho Bueno Sato , Universidade Federal de Goiás

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás.

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

18/10/2021

Como Citar

SATO , M. F. C. B. .; BRANDSTETTER , M. C. G. de O. Desafios para a implantação do Building Information Modeling (BIM) em cursos de tecnologia em construção de edifícios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.551. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/551. Acesso em: 17 maio. 2024.