Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.443

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Ensino on-line

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19 as universidades se viram forçadas a migrar as aulas presenciais para o ambiente on-line, impactando o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesta pesquisa objetiva-se identificar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes no ensino on-line. Desta forma, para os estudantes de três turmas on-line da disciplina de Planejamento e Gestão de Obras, foi elaborado e enviado um questionário de autoavaliação no primeiro semestre de 2020. A partir da análise de 267 respostas recebidas foi verificado que, apesar dos benefícios identificados, 74,91% dos respondentes acreditam que houve algum prejuízo nas atividades realizadas on-line. Entre os estudantes, 29,5% apontaram como principal fator de haver prejuízo, o ambiente de estudo (estar em casa). Entretanto, apenas 6,74% dos estudantes perceberam que o seu desempenho acadêmico foi insuficiente. O principal motivo apontado, por não haver um melhor desempenho acadêmico, foi a falta de dedicação/concentração pessoal (32,58%). Esta pesquisa contribui para a identificação de fatores que influenciam o desempenho acadêmico no ensino on-line provocado pela pandemia; constatando-se que, apesar de os estudantes terem a percepção de haver prejuízo, o desempenho acadêmico não foi significativamente impactado; e que este depende principalmente da dedicação/concentração do próprio estudante.

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Biografia do Autor

Tathyana Moratti , Universidade São Judas Tadeu

Mestra em Engenharia Civil pela Universidade de São Paula. Professora da Universidade São Judas Tadeu.

Ricardo Juan José Oviedo-Haito , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

18/10/2021

Como Citar

MORATTI , T. .; OVIEDO-HAITO , R. J. J. . Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.443. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/443. Acesso em: 3 maio. 2024.