Aditivos contratuais de obras públicas: causas ainda sem soluções
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.457Keywords:
Aditivos, Obras Públicas, Mapeamento Sistemático da LiteraturaAbstract
A Administração Pública investe alta quantidade de recursos para a contratação de projetos, obras e reformas, visando oferecer uma infraestrutura adequada para trabalho e bom atendimento à sociedade. Porém, é comum nessas obras a ocorrência de aditivos contratuais que podem trazer prejuízos à sociedade, causando desequilíbrio do orçamento esperado e prejudicando a visão do usuário final sobre as obras públicas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é levantar as causas de aditivos em contratos públicos, apresentar um panorama das falhas mais recorrentes e investigar soluções mitigadoras das causas levantadas. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi um Mapeamento Sistemático da Literatura. Como resultado, inadequações de projeto e deficiência no planejamento e/ou gerenciamento foram as principais falhas levantadas. As publicações que apresentam modelos ou métodos que propõem soluções para mitigar aditivos contratuais são discretas e recentes. Nota-se, ainda, que as soluções se concentram em questões de planejamento e/ou gerenciamento, havendo uma carência de pesquisas em áreas como a de projeto. A principal contribuição deste trabalho foi a identificação de uma lacuna de conhecimento em termos de pesquisas voltadas para soluções práticas e embasadas, visando a redução de aditivos contratuais de obras públicas e o consequente melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Downloads
References
ALTOUNIAN, C. S. Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização. 5ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021: Lei de licitações e contratos administrativos. Brasília, DF. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14133.htm. Acesso em Abril de 2021.
CASOTTE, A. G. Z. Gestão de obras públicas: análise dos aditivos financeiros e temporais nos contratos de obras da Universidade Federal do Espírito Santo no período de 2009 a 2015. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2016.
CORRÊA, B. dos S.; SHIH, H. H. O. M. Gestão da obra pública: uma análise comparativa dos aditivos de valor e de prazo entre duas instituições federais de ensino. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v.12, n. 3, p. 130-150, set. 2019. ISSN 1983-4535.
KITCHENHAM, B. A. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Version 2.3, EBSE Technical Report, Keele University and University of Durham, UK. 2007.
KONDA, B. M.; MANDAVA, K. K. A Systematic Mapping Study on Software Reuse. 2010, 93p. Master Thesis (Master of Science in Software Engineering). School of Engineering. Blekinge Institute of Technology. Sweden. 2010.
MELO, R. S. S.; GRANJA, A. D.; BALLARD, G. Collaboration to extend target costing to non-multiparty contracted projects: evidence from literature. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 21st, 2013, Fortaleza. Proceedings..., Fortaleza, 2013. p.1-10.
PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic Mapping Studies in Software Engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, 2008, Italy. Proceedings..., Italy, 2008. p.68-77.
SILVA, R. V. S. da. Obras públicas: um estudo de caso em duas instituições federais de ensino de Goiás e Tocantins. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Pontífica Universidade Católica de Goiás. 2014.
TCU. Tribunal de Contas da União. Auditoria em obras públicas: sumário executivo. Brasília: TCU, Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União, 2002.
VINUTO, J. A amostragem bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, nº 44, 2014, IFCH-UNICAMP.