Economia circular na construção: uma análise sobre a gestão de RCD em um canteiro de obras
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.451Palabras clave:
Economia circular, Gestão sustentável, Construção, Gestão de resíduosResumen
A economia circular tem sido tema de discussão recorrente na indústria da construção civil, setor com relevante consumo de matérias primas e geração de resíduos. Por outro lado, o Brasil ainda possui uma cultura muito incipiente acerca da adequada gestão de resíduos durante a etapa de construção. Observa-se a necessidade de práticas que fomentem a redução, reutilização e reciclagem de resíduos no canteiro, com vistas ao fechamento do ciclo desses materiais. Este artigo analisa as condições de gerenciamento de resíduos de um canteiro de obras em Salvador, e identifica o potencial para implementar oportunidades de negócio alinhadas aos conceitos da economia circular. Para tal, foi elaborada uma matriz de aspectos ambientais do canteiro versus oportunidades de negócio circular e foram aplicados indicadores econômicos, ambientais e de produtividade. Os dados de entrada foram obtidos a partir de pesquisa documental e observações de campo. Como principais resultados, pôde-se observar indicadores positivos nos aspectos econômicos e ambientais e uma neutralidade no indicador de produtividade. Espera-se que a metodologia proposta possa ser aplicada em outros canteiros e servir de apoio para a tomada de decisão dos gestores de obras sobre um gerenciamento de resíduos mais sustentável e alinhado com os conceitos da economia circular.
Descargas
Citas
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO NBR 14.001: Sistema de gestão Ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.
ABRELPE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Relatório de 2019. São Paulo: ABRELPE, 2019.
CBIC. CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. PIB Brasil e Construção Civil. 2019. Disponível em: http://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-e-construcao-civil. Acesso em 09 dez 2020.
CONAMA. CONGRESSO NACIONAL DEL MEIO AMBIENTE. Economía Circular en el sector de la construcción. Madrid: CONAMA, 2018.
EMF. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Growth Within: A Circular Economy Vision for a Competitive Europe. Cowes: EMF, 2015.
EMF. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Making Buildings with New Techniques that Eliminate Waste and Support Material Cycles. Cowes: EMF, 2019.
KORHONEN, J., HONKASALO,A., SEPPÄLÄ,J. Circular economy: the concept and its limitations. Ecol.Econ., v.143, p. 37–46, 2018.
MORATÓ, J.; TOLLIN, N.; JIMÉNEZ, L.; Situacíon y evolución de la economía circular en España. Barcelona: COTEC, 2017.
ROSADO L. P., VITALE P, PENTEADO CS, ARENA U. Life cycle assessment of natural and mixed recycled aggregate production in Brazil. Journal of Cleaner Production, v. 151, p. 634-642, 2017.