Níveis hierárquicos gerenciais e boas práticas enxutas

jogo didático com foco na tomada de decisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2644

Palavras-chave:

Construção enxuta, jogos didáticos, boas práticas enxutas, aprendizagem, tomada de decisão

Resumo

De forma a contribuir com a difusão de informação na área de gestão da construção, estudos têm sido feitos com relação às formas de minimizar ou eliminar as perdas na construção, em particular as decorrentes da perda por making-do. Nesse artigo, investiga-se sobre a aprendizagem de conceitos enxutos por meio de jogos didáticos e sua ligação com níveis hierárquicos do planejamento. O objetivo desta pesquisa é correlacionar boas práticas enxutas utilizadas pelos jogadores com o nível hierárquico de planejamento onde devem ser aplicadas. O método de trabalho consistiu em pesquisa bibliográfica, simulação com jogos didáticos de construção de casas em Lego, para entendimento da relação das boas práticas enxutas com níveis hierárquicos e posicionamento das boas práticas identificadas nos níveis hierárquicos. Como resultado, observou-se que os fluxos enxutos com mais aprendizagem foram de materiais e mão de obra e as categorias de boas práticas com impactos mais positivos foram a de Proteção dos Processos, Proteção dos Operários, Conferência do Trabalho e Conflito Espacial. As demais tiveram decisões equivocadas nos diversos níveis hierárquicos. Conclui-se que a temática pode ser mais explorada e contribuirá para apontar lacunas de ensino em relação à aplicação de conceitos enxutos e o nível hierárquico correspondente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis-SC, Brasil). Professora Associada de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

Marina Ribeiro Viana , Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina  (Florianópolis - SC, Brasil).

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Mayana Chagas Carvalho , Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora na Faculdade AGES (Paripiranga - BA, Brasil) e Técnica de Laboratório em Edificações no Instituto Federal da Paraíba (Catolé do Rocha - PB, Brasil)

Pamella Menezes Teodósio, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Taiane Aparecida Santos Torres, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (Estância – SE, Brasil). Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16868-1: Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2020a.

_____. NBR 16868-2: Alvenaria estrutural – Parte 2: Execução e controle de obras. Rio de Janeiro: ABNT, 2020b.

_____. NBR 16868-3: Alvenaria estrutural – Parte 3: Métodos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020c.

BOLLER, S.; KAPP, K. Jogar para aprender: Tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. 1 ed. São Paulo, SP: DVS Editora, 2018. 207 p. ISBN 9878582891957.

BRAGHIROLLI, L. F. et al. Benefits of educational games as an introductory activity in industrial engineering education. Computers in Human Behavior, [S.l.] v. 58, 2016. 11 p.

CRUZ, H. M.; SANTOS, D. de; MENDES, L. A. Causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 51-67, jan./mar. 2018. ISSN 1678-8621.

CRUZ, H. M. et al. Jogo didático “Construbusiness: a cadeia produtiva da construção civil”: uma ferramenta de aprendizagem na engenharia civil. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 07, n. 02, 2017.

EVANGELISTA, T. S. Cálculo em Quadrinhos: Relato de Experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.6, n.1, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654896/20834. Acesso em: 22 abr. 2020.

GRAMIGNA, M. R. Jogos de Empresa. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 180 p. ISBN 9788576051299.

KALSAAS, B. T. Work-time waste in construction. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 18., 2010, Haifa, Israel. Proceedings[…]Haifa, Israel, 2010, 11p. Disponível em: http://www.iglc.net.

KOSKELA, L. An Exploration Towards a Production Theory and its Application to Construction. 2000. 296p. Thesis (Doctor). Espoo, Finlândia: VTT. 2000.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Technical Report no 72. Center for Integrated Facility Engineering. Stanford University, 1992, 87p.

KOSKELA. L. Making-do: the eighth category of waste. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 12., 2004, Elsinore, Denmark. Proceedings... Elsinore, 10 p. 2004. Disponível em: http://www.iglc.net.

LEITE, M. O. et al. O ensino dos conceitos da construção enxuta com uma dinâmica de jogos em sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: ANTAC, 2017, 8 p.

LIMA, J. H. de; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil: tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo “dimensione”. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-14, 2021.

MARCUZZO, S. et al. Estratégias para motivar a aprendizagem da embriologia: um relato de experiência no curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.5, n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653470/18845. Acesso em: 22 abr. 2020.

MESQUITA, V. F. Desenvolvimento de jogo didático para tornar prático o uso das atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural. 2014. 168p. Dissertação (Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2014.

MORAES, M. N. de; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia -Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 39, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1769/840. Acesso em: 27 abr. 2020.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre, RS: Bookman, 1997.

OLIVEIRA, M. A. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. 2009. Tese (Doutorado em Administração) -Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PASQUIRE, C. The 8th flow – common understanding. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE IGLC, 20, 2012, San Diego. Proceedings […] San Diego, 2012. 10p.

PASQUIRE, C.; EBBS, P. Shared understanding: the machine code of the social in a socio-technical system. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 25th, 2017, Heraklion, Greece. Proceedings […] Greece, 2017, p. 365-372. DOI: https://doi.org/10.24928/2017/0342.

PELLICER, E.; PONZ-TIENDA, J. L. Teaching and Learning Lean Construction in Spain: a Pioneer Experience. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 22, 2014, Oslo, Norway. Proceedings […] Oslo: IGLC, 2014. 12 p.

PERETTI, E. de M.; YARED, Y. B.; BITENCOURT, R. M. de. Metodologias inovadoras no ensino de ciências: relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-37, 2021.

POGET, M.; GRANJA, A. D. Proposta didática para comparação entre métodos de planejamento tradicionais e lean. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 9, 2015, São Carlos, Anais […] São Carlos: ANTAC, 2015. 9 p.

POLLESCH, P. et al. House of Cards – a Simulation of Lean Construction Principles. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 25, 2017, Heraklion, Grécia. Proceedings […] Heraklion: IGLC, 2017, 8 p.

ROCHA, C. G. da; MIRON, L. I. G. The House Factory: A Simulation Game for understanding mass constumization in house building. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice. v. 144, n. 1, 2018.

ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre Operários da Construção Civil. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) -Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2009.

RONEN, B. The complete kit concept. The International Journal of Production Research, v. 30, n. 10, p. 2457-2466, 1992.

SANTOS, D. G. Modelo de gestão de processos na construção civil para identificação de atividades facilitadoras. 219p. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

SANTOS, P. R. R.; SANTOS, D. G. Investigação de perdas devido ao trabalho inacabado e o seu impacto no tempo de ciclo dos processos construtivos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 39-52, abr./jun. 2017. ISSN 1678-8621.

SOMMER, L. Contribuições para um método de identificação de perdas por improvisação em canteiros de obras. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010.

VIANA, M. R.; SANTOS, D. G.; VASCONCELOS, C. A. Jogo Didático no Ensino de Conceitos Lean na Disciplina de Administração de Obras: Relato de Experiência. Revista Internacional de Ensino Superior. Campinas, v. 7, 1-20. 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-05

Como Citar

SANTOS, Débora de Gois; MICHELAN, Denise Conceição de Gois Santos; VIANA , Marina Ribeiro; NUNES, Amélia Gomes; CARVALHO , Mayana Chagas; TEODÓSIO, Pamella Menezes; TORRES, Taiane Aparecida Santos. Níveis hierárquicos gerenciais e boas práticas enxutas: jogo didático com foco na tomada de decisão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2644. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2644. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Gestão da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.