CIRCUITOS INTEGRATIVOS SEGREGADOS DE BAIXA VELOCIDADE UTILIZANDO DA TOPOGRAFIA FAVORÁVEL NO MEIO URBANO
MARGINAIS DE RIOS E LINHAS FÉRREAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3646Palavras-chave:
Mobilidade urbana, transporte ativo, Região metropolitanaResumo
Neste trabalho, apresentamos uma análise teórica e um estudo de viabilidade prática da criação de circuitos segregados para veículos até 25 km/h, com o objetivo de promover a mobilidade regional e a integração aos principais modais de alta capacidade. Abordaremos os aspectos cruciais da mobilidade urbana, explorando a utilização de vias segregadas como alternativa sustentável e eficaz para o transporte ativo e assistido. Além disso, destacamos a importância da integração multimodal para oferecer soluções abrangentes aos desafios de mobilidade nas áreas urbanas. Ao utilizar a topografia favorável, como as marginais dos rios urbanos e as linhas férreas, nosso estudo propõe uma abordagem inovadora e viável para a melhoria do sistema de transporte urbano.
Referências
BOARETO, R. A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana. 2ª ed. São Paulo: Instituto de Energia e Meio Ambiente, 2010.
BOTMA, H.; PAPENDRECHT, H. Traffic operation of bicycle traffic. Transportation Research Record, n. 1320, 1991.
BRASIL. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2012.
CET 2022 - Novo Rio Pinheiros – Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: https://novoriopinheiros.sp.gov.br/. Acesso em: 14 out. 2022.
COMISSÃO EUROPEIA. Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro. Luxemburgo, 2000.
CONTRAN. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução CONTRAN nº 947, de 28 de março de 2022. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2022.
SILVEIRA, D. H. B. Circuitos Integrativos Segregados de Baixa Velocidade Para: Transporte Ativo, Assistidos, ou Autopropelidos até 25 km/h utilizando da topografia favorável, marginais dos rios urbanos e linhas férreas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em
Engenharia Civil), ENIAC, Rio de Janeiro, 2023.